Programa Jovem Aprendiz da Uninter abre inscrições para 2024

Autor: Barbara Carvalho – Jornalista

Criado para contribuir com a formação profissional e social de jovens e adolescentes, o Programa Jovem Aprendiz está com mais de 30 vagas disponíveis em 2024. A parceria entre a Uninter e o Instituto IBGPEX é destinada a candidatos de 14 a 23 anos, com matrícula ativa ou concluinte no ensino médio, e com disponibilidade para trabalhar seis horas por dia.

Desde sua criação, em outubro de 2018, o Programa Jovem Aprendiz do instituto já formou 164 jovens e adolescentes, iniciando a transformação de vidas por meio desta oportunidade. Para Fernanda Milane, assistente social do IBGPEX, o programa abre portas e direciona estes jovens para o mercado de trabalho.

“Para a maioria dos jovens em situação de vulnerabilidade, é a primeira oportunidade de contato com o mercado de trabalho e, em muitos casos, o primeiro passo para uma carreira profissional e independência financeira”, declara.

De início, o candidato passa pela triagem, um processo que exige que o jovem esteja dentro das normas necessárias para conquistar a vaga. Verificam-se os documentos necessários, se está matriculado na rede de ensino e outros pré-requisitos obrigatórios conforme a Lei da Aprendizagem.

Após a triagem, os aprendizes passam por formação prática e teórica por 16 meses. Neste período, o IBGPEX realiza a formação com capacitação introdutória nas duas primeiras semanas do programa, depois, uma vez por semana. As atividades práticas são realizadas pelos setores da Uninter que contratam os aprendizes, quatro dias por semana e em seis horas por dia.

“Nessas duas semanas de introdutório, priorizamos trazer conteúdos aos jovens como marketing pessoal, como ele deve ser aplicado em seu dia a dia, fortalecendo a imagem e reputação do profissional. Também falamos sobre relacionamento interpessoal, propondo ao jovem a reflexão da importância nas relações sociais, pessoais e profissionais, e trabalho em equipe, identificando situações que trabalhamos em equipe e sua importância para o bom resultado”, explica Pamella Toski, pedagoga do IBGPEX.

Para aqueles que trabalham com o programa, dar início a novas turmas de jovens aprendizes a cada ano é uma ação de responsabilidade social, capaz de fomentar a educação e contribuir para uma sociedade mais igualitárias. “Além disso, inovar o ambiente de trabalho e proporcionar a inclusão de nativos digitais engajados a contribuir e aprender com a organização”, ressalta Fernanda.

As vagas estão disponíveis para unidades da Uninter de Curitiba e Campo Largo, onde o aprendiz trabalha com rotinas do departamento administrativo, atendimento ao cliente, controle de arquivos, atendimento telefônico, entre outras funções. As inscrições vão até início no abril. Cadastre-se aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Jornalista
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


12 thoughts on “Programa Jovem Aprendiz da Uninter abre inscrições para 2024

  1. Estou a um pouco mais de um ano procurando Jovem aprendiz e até agora nada, quero mesmo vagas pois preciso trabalhar para ter um ganho próprio, tenho propósitos e ter uma oportunidade já seria ótimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *