Programa Diversos da Pós recebe nova secretária de saúde de Curitiba

Autor: Kethlyn Saibert - estagiária de jornalismo

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 07 de abril, o programa Diversos da Pós, da Rádio Uninter, recebeu a convidada Beatriz Battistella Nadas, nova secretária de saúde da cidade de Curitiba, que assumiu o cargo dia 01 de abril. Nadas falou sobre os desafios da gestão da saúde pública e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na pandemia de Covid-19. A edição foi apresentada pela tutora dos cursos de Logística e Qualidade da pós-graduação, Cristiane Ripka, e pela coordenadora dos cursos da área da saúde da pós-graduação, Ana Paula Coimbra.

A nova secretária falou sobre as principais adversidades enfrentadas   na função como superintendente num cenário de pandemia. “Quando eu estudei sobre pandemia na especialização, eu estudava no livro, nada como viver na pele o que é ter 13 mil pessoas contaminadas, no caso da cidade de Curitiba. É um processo exponencial, por isso, o sistema tem que estar pronto. Então, foi um processo tão complexo, tão difícil para as equipes”, afirmou.

Ela ainda ressaltou que por conta da falta de leitos, as chamadas “cirurgias eletivas”, que são consideradas menos urgentes, foram suspensas entre 2020 e 2021, e que o plano agora é fazer um “mutirão de cirurgias”. “Chegamos a 105% da ocupação dos leitos, pois precisamos internar algumas pessoas em enfermarias e UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], transformamos nossas Unidades Básicas de Saúde [UBS] em Upas para dar conta da demanda. Então, muita cirurgia deixou de ser realizada”, contou a secretária.

Nadas também frisou o papel do cidadão na saúde e bem-estar da comunidade. Segundo ela, muitas pessoas com condições crônicas, como diabetes, hipertensão, ou com problemas mentais deixaram de se cuidar. “Precisamos conscientizar sobre a prevenção. É redobrar os cuidados com a alimentação e manter atividade física, além de fazer diagnósticos e exames periódicos. A saúde é um estado dinâmico, ela varia conforme os hábitos”, ressaltou.

Antes de assumir o cargo, Nadas atuava como superintendente executiva da Secretaria Municipal da Saúde do município e tem uma longa carreira na saúde pública. Ela é formada em odontologia pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado em Gestão em Tecnologia e Inovação em Saúde, além de especializações nas áreas de odontopediatria e de saúde coletiva. Nadas é servidora aposentada e atua há 36 anos na Prefeitura de Curitiba.

A professora Ripka complementou a fala de Nadas e reiterou a importância de criar hábitos saudáveis: “Se você tem uma alimentação baseada em fast food, você é uma pessoa que tem propensão a desenvolver doenças. Nossa saúde depende dos nossos hábitos”, disse.

A professora Coimbra lembra que o Dia mundial da Saúde é uma data de reflexão, principalmente pelo que o mundo passou na pandemia de Covid-19. “Colocamos esse dia como uma data comemorativa, mas na verdade é uma data de reflexão com relação ao quadro de pandemia, aos cuidados de saúde e a importância do Sus e seu papel de amparo a todas as pessoas do nosso país”, concluiu.

Para conferir a íntegra da conversa, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *