Máscaras: usar ou não?

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

Com a diminuição no número de mortos e internados pela Covid-19 no Brasil, muitas cidades têm optado por retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados. Entre elas estão as capitais São Paulo, Curitiba, Maceió, Florianópolis, Natal, Palmas, Rio de Janeiro e Brasília.

Entretanto, até o final de março, 89,9% das prefeituras no Brasil ainda mantinham a obrigação de usar máscaras em ambientes públicos, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios divulgada em março.

As medidas recomendando o uso de máscaras no Brasil foram adotadas em abril de 2020, mas seu uso só se tornou obrigatório no mês de junho do mesmo ano. Dois anos depois, a alta cobertura vacinal e a queda nas taxas de mortalidade e de internamentos faz essa discussão vir à tona novamente: afinal, é a hora certa para aposentarmos as máscaras?

Alana Braga, biomédica e mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal da Paraíba, afirma que a decisão depende da análise de alguns fatores. “Os estados e municípios têm uma série de fatores que precisam ser avaliados para que essa decisão seja tomada, como a média diária de casos, a taxa de vacinação completa, o número de óbitos e a taxa de internações em UTI”.

Ela explica que a taxa de transmissão em ambientes abertos é baixíssima, o que justifica esse tipo de flexibilização. Mas em ambientes fechados ainda precisamos ter cautela e manter certos cuidados.

A biomédica Larissa de Paula também levanta um ponto importante nesse debate, as novas variantes. Ela cita a ‘deltacron’ como exemplo de variante que ainda não está presente no Brasil e ressalta a importância dos cuidados com a saúde. “Temos uma nova variante no continente europeu que pode não demorar para chegar aqui”, diz.

Apesar de trazer alívio, o atual cenário pode não permanecer a longo prazo. “Se houver o aumento no número de casos e internações, pode ser que a gente volte a ser obrigado a usar as máscaras”, destaca Alana.

Por fim, ela deixa recomendações para que possamos lidar de forma adequada com a flexibilização: “Se você é do grupo de risco ou convive com alguém desse grupo, tenha cautela e continue usando a máscara em ambiente fechados, evite aglomerações e mantenha o cuidado”, conclui.

Alana Braga e Larissa de Paula participaram do programa Sua Saúde, exibido no YouTube pela Rádio Uninter no dia 29 de março de 2022. Comandado pela jornalista Bárbara Carvalho, o programa buscou informar a comunidade da Uninter sobre as principais questões em torno da liberação do uso de máscaras no Brasil. A transmissão completa permanece disponível no canal.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *