Programa de rádio explora os bastidores da mídia

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

O bom jornalismo é aquele que alimenta o senso crítico do cidadão, levando-o a analisar os acontecimentos do cotidiano por diferentes perspectivas. É com esta inspiração que os jornalistas Guilherme Carvalho e Mauri König apresentam o programa Contrainformação, na Rádio Uninter, um espaço de debate sobre a cobertura dos principais acontecimentos feita pela mídia no Brasil.

O programa oferece ao ouvinte a oportunidade de ver com outros olhos o papel da imprensa na sociedade. E para isso, promove debates com profissionais e pesquisadores convidados.

O primeiro episódio, de 02.out.2019, abordou a cobertura da mídia sobre a insatisfação popular demonstrada nas manifestações de junho de 2013, e o consequente cenário de democracia polarizada da atualidade. Para esse debate, Guilherme e Mauri contaram com a participação do jornalista Mário Messagi Júnior.

O Contrainformação também busca esclarecer para o público como funciona a produção jornalística, abordando as especialidades da profissão. João Guilherme Frey, especialista em cobertura política, foi o entrevistado no dia 10.out.2019.

Dentro dessa temática, o programa abordou a Vaza Jato, um trabalho de investigação sobre a operação Lava Jato. Para discutir sobre o tema, o jornalista Rafael Moro Martins, do The Intercept Brasil, esteve no estúdio no dia 18.out.2019.

No dia 06.nov.2019 o debate foi com a jornalista Paula Zardt Padilha. Ela falou sobre a importância do jornalismo para a sociedade, as condições de trabalho dos profissionais da mídia e as mudanças radicais que ocorreram nas redações durante as últimas duas décadas.

Para fechar o ano, no dia 03.dez.2019 o professor Elson Faxina (na foto, ao centro) foi convidado para falar sobre o retrato da infância na mídia e o papel da mídia pública.

O programa Contrainformação é transmitido pela Rádio Uninter todas as sextas-feiras, às 10:30h, com reprise às segundas-feiras, 17:30h. Todo o conteúdo é convertido em podcast e está disponível no site da emissora e também no Mixcloud, para você ouvir quando e onde quiser.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estudante de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *