Programa da Rádio Uninter descomplica o mundo corporativo

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

O mundo corporativo pode ser um ambiente árido e desafiador, e fazer um empreendimento dar certo não é tarefa fácil. Por isso, é preciso estar atento às novas tendências e mudanças no universo dos negócios. Para debater este cenário, coordenadores dos cursos de pós-graduação da Uninter criaram o programa Negócios e Tendências, com edições semanais na Rádio Uninter.

Aline Mara Gumz Eberspacher estreou o programa na companhia dos professores Alexandre Francisco de Andrade, Caroline Vieira de Macedo Brasil e Claudia Patricia Garcia Pampolini, no dia 09.out.19. A primeira transmissão serviu para dar uma ideia geral do programa e apresentar os locutores que estarão à frente do projeto.

A transmissão seguinte, no dia 16.out.19, abordou como a Oktoberfest pode servir de exemplo de modelo de negócio. Aline trouxe como convidado o professor André Ricardo Antunes Ribeiro para falar sobre o assunto. Eles discutiram como a comunicação, divulgação e pesquisa de mercado para o evento são bem elaboradas para atender a seu público.

Para que uma empresa funcione bem, é necessário colocar as pessoas certas nos cargos certos, e é sobre isso que Caroline Brasil e Oriana Gaio falam no terceiro episódio, que abordou a área de recursos humanos. As professoras discutiram por que um bom profissional em um cargo técnico não necessariamente será um bom gestor ou líder.

O século 20 trouxe diversas mudanças no mundo dos negócios, inclusive o conceito de marketing digital, tema escolhido para a quarta edição do programa. Cláudia Pampolini e Maria Carolina Bianchi De Avis Neves explicam como o marketing digital vai além das mídias sociais, e debatem estratégias controversas usadas para atrair clientes na internet.

A quinta edição teve como tema a Inteligência Financeira. Alexandre de Andrade convidou Daniel Weigert Cavagnari para debater o assunto e explicar como é possível desenvolver sua inteligência financeira, dando dicas para alcançar a tão desejada saúde financeira.

No mês de novembro, Aline Eberspacher convidou Elaine Cristina Hobmeir para conversar sobre a Black Friday. Elas debateram o comportamento dos vendedores, os hábitos de consumo do brasileiro diante desse evento do comércio, e como o marketing atua no convencimento do consumidor.

Para falar sobre o dia mundial da qualidade, os professores Caroline Brasil e José Benedito Caparros Junior gravaram o episódio do dia 20.nov.19. Eles debateram a importância dos padrões de qualidade, como o 5S, e como a Organização das Nações Unidas (ONU) criou essa data, celebrada toda segunda quinta-feira de novembro, voltada para a atenção à qualidade de produtos e serviços.

Na edição seguinte, Alexandre contou com a companhia da professora Adriana Martins Silva para falar sobre o mercado financeiro. Um dos pontos destacados por Adriana foi a necessidade de que profissionais de todas as áreas tenham conhecimento sobre este mercado. Entre outras dicas, ela falou sobre os cursos oferecidos pela Bovespa.

Na última transmissão do ano, a equipe que fez a inauguração do programa esteve junta novamente para uma retrospectiva dos programas de 2019, e também para falar sobre as expectativas para as edições de 2020.

Você pode acompanhar o programa às quartas, às 15h, na Rádio Uninter. Todos os episódios citados nesta matéria estão disponíveis no site da rádio e também no Mixcloud.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *