Profissionais da área de química falam sobre o mercado de trabalho

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – estagiário de Jornalismo

O programa Competências e Empregabilidade, transmitido pela Escola Superior de Educação da Uninter, recebe profissionais de diversas áreas para conversar sobre carreira e mercado de trabalho no Brasil.

Na edição do dia 8 de março de 2022, o coordenador do Departamento de Egressos, Sidney Lara, recebeu os profissionais da área da engenharia química André Silveira e Juliano Basso, que falaram sobre sua atuação profissional.

André Silveira é engenheiro químico formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua como engenheiro de processos em uma plataforma de petróleo e trabalha com a separação de substâncias e a extração de óleo e gás em território brasileiro.

Já Juliano Basso atua na gestão de laboratórios, no controle de processos e efluentes líquidos. Segundo ele, a pandemia atrapalhou todos os segmentos, inclusive a área química. “O mercado ficou congelado por um bom tempo e foi se reaquecendo desde 2021”, conta.

Ambos os profissionais destacaram a importância de se manter atualizado para conquistar espaço no mercado de trabalho. “O profissional deve ser comprometido e se dedicar ao máximo. Muitas tecnologias e equipamentos estão surgindo, muitos cursos disponibilizados para o profissional estar pronto para as vagas”, afirma Juliano.

O programa recebeu também o egresso da Uninter Efraim Granjeiro, que estudou Química no polo de Juazeiro do Norte (CE). Ele ressalta que a atuação nesta área exige muito cuidado com a legislação, pois há diversas regras para a obtenção de licenciamentos que precisam ser observadas na execução de projetos dentro da indústria química.

Efraim considera de grande importância a formação de novos profissionais em sua região. “Conseguir cursar química foi de grande importância para mim. A região é carente de profissionais dessa área. A maioria se forma e permanece lecionando”, conclui.

O programa é transmitido pelo canal de YouTube da Escola Superior de Educação da Uninter, e pode ser assistido clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Patrobras/Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *