Professores e alunos do mestrado lançam livros sobre educação e tecnologia

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

O Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter lançou, no dia 21.nov.2019, a 3ª edição do livro “Educação e Tecnologias: Perspectivas Teóricas e Práticas de Educação Contemporânea”, que reúne artigos de alunos, egressos e professores do curso. O evento, realizado no campus Divina Providência da Uninter, em Curitiba (PR), reuniu os autores, familiares e amigos para prestigiar mais essa conquista do programa.

A egressa do mestrado Scheila Aparecida Leal Dantas, que defendeu sua dissertação em setembro deste ano, tem um capítulo no livro escrito em parceria com o professor Luciano Frontino de Medeiros, com o título “Aplicação da Robótica Educacional para Crianças com Altas Habilidades – Uma Revisão Sistemática de Literatura”.

Sheila é professora da rede pública de educação. “Eu achei muito importante e muito interessante ter participado deste livro, porque é uma experiência diferente ser autora de uma obra. Ter a participação neste livro foi muito importante na minha vida acadêmica”, diz.

Nesta edição, a publicação contou com a participação de autores internacionais, além de um autor de outra universidade brasileira. Foram eles: José Fernando Calderero e José Maria Hernández Díaz, ambos da Espanha, e Fábio Marcello Sorgon, da faculdade Santa Cruz, de Curitiba.

Uma das organizadoras da obra, a professora Marcia Maria Fernandes de Oliveira, explica que o livro fala sobre os eixos estruturantes do mestrado ofertado pela Uninter, como educação, tecnologia e formação de professores. Ela fala também sobre como é fundamental a participação dos alunos nesse projeto.

“É um momento extremamente especial para eles no sentido de empoderamento. Além do que, eles estão em um momento de aprofundamento da pesquisa por conta da dissertação. Isso é fundamental para o currículo e para a vida acadêmica”, ressalta Marcia.

Outro professor que destaca a importância da parceria entre orientadores e mestrandos é Germano Bruno Afonso, presidente da Fundação Wilson Picler. “A gente percebe que a cada ano a qualidade vem aumentando, tanto que nesta edição trouxemos até parceiros internacionais. Nossos alunos se empenham bastante, de tal maneira que a maior parte da redação é própria deles, e em alto nível. Isso dá uma alegria muito grande, cada vez estão melhorando mais”, salienta Germano.

Desde 2017, a professora Siderly do Carmo Dahle de Almeida está à frente da iniciativa de lançamento deste livro, que reúne as pesquisas que os mestrandos do curso vêm realizando há anos. “É um prazer imenso fazer esse evento, que é fruto de uma parceria dos professores com os seus orientandos e egressos. Esse livro, lançado hoje, é o resultado de todo esse trabalho de até 5 anos de pesquisa”. Ela também destaca que nesta edição, professores que não são do mestrado, mas integram outras áreas da instituição, participaram de alguns capítulos.

Os organizadores do livro “Educação e Tecnologias: Perspectivas Teóricas e Práticas de Educação Contemporânea” foram os professores Germano Bruno Afonso, Marcia Maria Fernandes de Oliveira e Sueli Pereira Donato. Além destes, também escreveram capítulos para o volume os professores da Uninter Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Alvino Moser, Ivo José Both, Joana Paulin Romanowski, João Augusto Mattar Netto, Luana Priscila Wunsch, Luciano Frontino de Medeiros, Marilene Santana dos Santos Garcia, Mario Sergio Cunha Alencastro, Nelson Pereira Castanheira, Rodrigo Otávio dos Santos, Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Sueli Pereira Donato, Tânia Aparecida Soares e Valdilson Aparecido Lopes.

Quanto aos alunos e egressos do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias, tiveram participação na obra: Ana Paula Dallagassa Rossetin, Arthur Leitis Júnior, Caroliny Capetta Martins, Cássio Murillo Batista da Silva, Djalma de Souza Caldas, Eliane Blaszkowski Champaoski, Guisela Kraetz, Gustavo Pivatto dos Santos, Hecilda Aparecida Carneiro Santos, Ingrid Gayer, Irene Zangalli, Joice Martins Diaz, João Antonio Rufato, Ketlyn Marcieli Ferreira Sabadine, Leonardo Honório dos Santos, Lucas Benedito Gomes Rocha Ferreira, Luisa Dalla Costa Bornancin, Marcos Antonio Silvério, Michelle Nalepa, Neuza de Fátima Fonsceca, Rosane de Jesus, Scheila Aparecida Leal Dantas, Vanessa Pagnoncelli e Willian Rufato da Silva.

Além da terceira edição do título “Educação e Tecnologias: Perspectivas Teóricas e Práticas de Educação Contemporânea”, o evento reuniu o lançamento de outras obras. Confira (clique no título para ir ao site da editora):

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *