Professores da pós-graduação visitam centro de controle de tráfego aéreo

Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismo

Uma parte do trabalho na educação é estar em constante evolução. E em uma instituição como a Uninter, que se preocupa em atender às novas demandas e levar uma educação cada vez melhor para seus alunos, a inovação faz parte do seu dia a dia. 

Na quinta-feira, dia 13/10, professores da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Uninter, realizaram uma visita técnica ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA – II) 

Segundo o professor Emerson Micaliski, responsável pela visita, “conhecer a atuação de quem é responsável pelo tráfego aéreo civil e militar fornece suporte para pensar situações atuais para nossos cursos. Exemplo disso é a regulação de drones e a relação de organizações militares com outras organizações públicas e empresas privadas”. 

Localizada no bairro Bacacheri, em Curitiba, a unidade é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da região Sul e proximidades. Prestando serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas, além de busca e salvamento.  

A oportunidade para a visita surgiu por meio do contato do professor Emerson com o Capitão Ismael, coordenador do Programa Forças no Esporte. Uma política pública de estado, desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com as forças armadas, da qual o professor Emerson participa desde 2018, enquanto servidor da Secretaria Municipal de Curitiba.  

“Em contato com o Capitão Ismael, foi solicitada a visita ao Centro de Operações Integradas (COI). Na sequência, enviamos uma solicitação via ofício ao comandante”, comenta o professor. 

Os docentes foram recepcionados pelo Capitão Ismael Braga, que guiou o grupo durante a visita aos diferentes setores do COI. Em cada setor, houve explicações sobre o gerenciamento e operacionalização das atividades desenvolvidas.    

“Nossa área tem entrado em contato com diferentes realidades do mercado que serão úteis na melhoria contínua dos cursos, mas também para propor inovações, conhecendo potenciais públicos da Uninter”, complementa o professor Nelson Castanheira, que também esteve presente. 

A escola de Pós-Graduação da Uninter, frequentemente realiza contatos e visitas técnicas em diferentes Instituições ou Organizações. Essas visitas têm o objetivo de estreitar relações profissionais e expandir o conhecimento acadêmico em diferentes áreas. 

De modo geral, os cursos de diversas áreas puderam ser beneficiados. Como exemplo, os cursos da área de Logística tiveram possibilidade de conhecer o planejamento, estratégicas, transporte e supervisão no controle aeroespacial. Já na área de Agronegócios chamam a atenção os processos de controle do tráfego e defesa aéreos ao tratar da regulamentação para o uso de drones, pois incentiva a padronização dos procedimentos e atende às exigências legais para o uso dessa tecnologia, principalmente, na aplicação de agrotóxicos ou fertilizantes ou corretivos.  

O conhecimento adquirido na visita também favorece os cursos da área de engenharias e tecnologias, segurança pública, relações internacionais, entre outros. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *