DIREITO

Professora da Uninter recebe prêmio de educação da OAB

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná promoveu no mês de setembro a primeira edição do Prêmio Professor Aloísio Surgik, com o objetivo de “incentivar a realização, aperfeiçoamento e disseminação de boas práticas docentes e de valorização profissional no âmbito da educação jurídica do estado”.

Para a Uninter, este prêmio tem um caráter especial por dois motivos. Primeiro, porque Aloísio Surgik foi professor do curso de Direito da casa; segundo, porque a professora Camila Bottaro venceu na categoria “Ensino”.

“Estudos de Casos Jurídicos: Construindo e Solucionando com as mãos” foi o tema do projeto vencedor apresentado pela docente da Uninter. Na atividade, os alunos deveriam analisar e solucionar o caso da Escola Base, um episódio emblemático na história brasileira, no qual donos de uma escola infantil foram acusados, sem provas, de abuso sexual de menores.

A professora da disciplina de Responsabilidade Civil explica o que a levou à escolha desse assunto. “É um caso em que é possível também que se faça uma análise interdisciplinar. Então foi um caso que envolveu direito penal, ética jurídica, e vários outros ramos do direito poderiam ser usados”, diz Camila.

No seu projeto, a professora trazia dois métodos inovadores: o design thinking, uma metodologia de organização de ideias; e o lego serious play, um método de solução de conflitos criado pela Lego. O design thinking já vem sendo usado na área do Direito, como “Legal Design Thinking”. Porém, a professora criou uma nova metodologia unindo esses dois conceitos.

Na atividade aplicada aos alunos, ela começou apresentando o caso a ser solucionado. A partir disso, eles utilizaram o método, começando com um brainstorming (tempestade cerebral), destacando as principais características do caso. Por exemplo: “dano material”, “dano moral”, “dano moral”, “pessoa jurídica”, “responsabilidade civil extracontratual”, “abuso do direito”, “ato ilícito”.

Divididos em dois grupos, os estudantes realizaram o exercício de forma prática e lúdica. A nuvem de palavras, com os termos que surgiram no brainstorming, foi construída com post-its em uma folha A3, respeitando as etapas do design thinking: entender, definir, idealizar, prototipar e testar. As duas últimas etapas incluem o procedimento do lego serious play, que usa peças de LEGO para apresentar a conclusão do caso que foi estudado.

Ao final, os dois grupos se reúnem para apresentar e discutir as conclusões a que chegaram entre si. A professora explica que essa metodologia perpassa todos os atos sensoriais do ser humano, aumentando assim a chance do aluno absorver melhor o conteúdo. “Uma metodologia que vai servir para o aluno auditivo, para o aluno visual e para o aluno sinestésico”, diz Camila, que antes de aplicar esta atividade realiza também um teste para os alunos conhecerem melhor qual o sentido que mais usam na hora do aprendizado.

A professora se baseia na pirâmide de aprendizado de William Glasser, que diz que quando o aluno constrói o resultado com as mãos, ele absorve cerca de 95% do conteúdo. “Pois a mão é a parte do corpo que tem maior conectividade com o cérebro, então tudo o que você faz com as mãos, dificilmente você esquece”, explica Camila.

Ela encerra falando sobre o quanto seus alunos conseguem gravar melhor o conteúdo, usando o método que foi usado durante a atividade prática. “Os feedbacks que eu recebo de alunos 2, 3 anos depois de terem passado por essa metodologia é que lá na hora da prova da OAB, lembraram de um requisito da pergunta, com base em algo que foi prototipado”, finaliza a professora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *