Professor inova ao usar músicas para explicar a gestão no mundo corporativo

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Algumas músicas, nossas velhas conhecidas, podem nos proporcionar mais do que momentos de lazer ou distração. Canções também podem ser usadas para refletir sobre diversos temas, inclusive na área da administração. O professor Elizeu Barroso Alves, dos cursos de Gestão, aprendeu com seu orientador de doutorado a usar músicas para apresentar temas relacionados a sua área, e assim nasceu a ideia para o programa Hits de Gestão, que é um spin-off (derivado) do programa Café com gestão e tem uma edição semanal na Rádio Uninter.

No programa de estreia, por exemplo, Elizeu usou a música “Carimbador Maluco”, de Raul Seixas, para abordar a questão da burocracia. Ele explica que a burocracia segue uma lógica racional, formal, profissional e impessoal, contando com divisões verticais e horizontais do trabalho.

A segunda edição do programa falou sobre planejamento estratégico, usando como base a música “My Way” (meu jeito) de Frank Sinatra. Neste episódio do programa, Elizeu falou sobre a necessidade de as empresas traçarem uma estratégia para alcançarem o objetivo desejado, além de tratar de planejamento e utilização de recursos. Um dos destaques feitos pelo professor foi em relação aos objetivos de médio e curto prazo, que devem ser acompanhados de um sistema de controle.

Para falar de marketing, Eliseu tocou a música “Aluga-se”, dos Titãs, no terceiro episódio do programa. Com a participação especial do professor Achiles Batista, o programa discutiu conceitos dos teóricos Jerome McCarthy e Philip Kotler, tratando do composto de marketing e exemplificando os quatro Ps da área – Produto, Preço, Praça e Promoção.

A quarta edição do Hits de Gestão abordou a administração científica, ou teoria da máquina, que segundo Elizeu é o berço da gestão moderna. O professor apresenta uma explicação de como eram os métodos de produção antes e depois da sua transformação para o modelo fordista, usando a canção “Construção”, de Chico Buarque.

Para fechar o mês de outubro, Eliseu fez um programa sobre gestão de inovações e tecnologia. Para abordar o tema, o professor usou a música “Tijolão”, de Jorge e Mateus, falando sobre a internet e a resistência que muitas vezes acontece na adesão de produtos e serviços inovadores.

O programa é transmitido nas segundas, às 10h30, e nas quartas, às 13h30, na Rádio Uninter, além de ter uma página do facebook onde é possível acompanhar o conteúdo e dar sugestões. Todas as edições anteriores podem ser ouvidas na Rádio Uninter.

Embed HTML not available.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *