Professor do UNINTER apresenta artigo na Bulgária

Entre os dias 30 de agosto a 6 de setembro, Marcos da Cunha e Souza, professor do Centro Universitário Internacional UNINTER, participou de um congresso sobre o centenário da Primeira Guerra Mundial, na cidade de Varnia, na Bulgária.

O professor ministrou uma palestra em francês sobre a análise do livro A Guerra das Ocasiões Perdidas, escrito na década de 20 por um militar alemão chamado Max Hoffmann. A oportunidade de participar do congresso surgiu porque Souza é membro do Instituto da Geografia e História Militar do Brasil, uma instituição associada à International Commission of Military History (ICMH), responsável pela organização do evento.

Além de ter o seu artigo publicado nos anuais do congresso, Souza foi convidado pelo embaixador da Romênia em Cuba, Dumitru Preda, a escrever um artigo relacionado à história do Brasil para ser publicado em uma revista romena. Outro convite que recebeu, foi o de escrever um artigo sobre A Guerra do Paraguai na Imprensa Francesa, em parceria com o professor Jean David Avenel, da Universidade Paris Est Créteil.

“Foi uma experiência extraordinária passar uma semana imerso em um ambiente onde se discutia em profundidade um tema ainda tão introvertido e que tanto afeta a vida de diferentes países. Embora não percebamos, a Primeira Guerra Mundial tem grande influência sobre os fatos atuais, como as origens remotas do Estado de Israel e a política da Rússia em relação à Ucrânia”, diz Souza.  O Congresso contou com a presença de estudiosos de várias partes do mundo além do Brasil, como China, Japão, Itália, Rússia, Marrocos, França, Israel, Grécia, entre outros.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *