Professor desenvolve disciplina inovadora para alunos de Administração

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

Desenvolver formas de engajar é sempre um desafio para a instituição de ensino. Manter os alunos interessados e trazer resultados são desafios que motivam os participantes a alcançarem as metas das atividades propostas.

Foi com esse intuito que o professor Raphael Moroz Teixeira desenvolveu para os alunos de Administração a disciplina Comportamento do Consumidor. Durante as aulas, os alunos foram desafiados por meio de atividades de pesquisas, resoluções e situações. As atividades valiam pontos conforme o grau de dificuldade de cada tarefa.

“Propus desafios-relâmpago e tarefas de casa opcionais. Em uma das tarefas, os estudantes foram desafiados a elaborar e aplicar nos colegas uma atividade envolvendo um dos conteúdos da disciplina. Além disso, eles foram orientados a escolher os critérios de avaliação e a avaliar adequadamente o desempenho dos colegas, sendo coerentes e assertivos. Por meio dessa atividade, os alunos tiveram a possibilidade de exercer, mesmo que temporariamente, o papel de mediadores do conhecimento – o que, segundo eles, foi bastante desafiador e motivador”, explica Raphael.

Em outra atividade elaborada pelo professor, os alunos gravaram vídeos para explicar de forma criativa e prática a importância de as marcas analisarem e compreenderem o comportamento dos consumidores. “Recebemos vídeos bem-humorados, com recursos visuais e sonoros atrativos e bem editados”, comenta.

Ao longo da disciplina, os estudantes que participaram puderam exercer habilidades fundamentais para profissionais da administração, como criatividade, raciocínio lógico, resolução de problemas, planejamento, comunicação e avaliação de desempenho.

Segundo a estudante Bruna Potulski, foram as aulas mais interessantes que teve até o momento. “A dinâmica usada para pontuar os alunos trouxe um nível muito alto de interação. Agradeço ao professor Raphael Moroz e ao professor Julio Cezar por diariamente instigarem nosso conhecimento e nossa participação em cada aula”, ressalta a aluna.

A metodologia teve início em 17 de abril de 2023 e foi encerrada em 24 de de maio de 2023. Na última aula da metodologia, foram revelados os três primeiros colocados na gamificação. Esses alunos serão premiados com um kit personalizado.  

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Acervo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *