Prêmio Top Inovação dá visibilidade a projetos de impacto social e empresarial

Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de Jornalismo

Com tantos novos desafios no mundo, muitas pessoas têm ideias inovadoras para resolver problemas e ajudar os outros. Mas tirar uma ideia do plano da imaginação e colocá-la em prática é sempre um grande desafio, que passa por muitas etapas.

Para incentivar empreendedores a desenvolverem novos projetos, a Uninter lançou o Prêmio Top Inovação, que vai premiar e divulgar projetos de desenvolvimento de ações com resultados positivos para empresas ou comunidades. O prêmio está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Wilson Picler, sob a coordenação do professor Ricieri Garbelini (foto).

“As pessoas às vezes têm um projeto, mas não têm o reconhecimento, e o prêmio da Uninter vai dar essa visibilidade nacional. Então isso pode vir a servir como uma motivação”, diz Ricieri. A ideia do prêmio surgiu de um conjunto com professores e coordenadores dos cursos de pós-Graduação da instituição, motivados pela necessidade de dar visibilidade a ações positivas que podem ser replicadas, gerando resultados em grande escala. “Vários alunos participam de projetos e não conseguem mostrar o que de bom eles fazem, e agora terão essa possibilidade com o prêmio”, completa Ricieri.

Os participantes irão divulgar suas iniciativas ao estilo shark tank, por meio de uma apresentação a uma banca de jurados. Os finalistas farão uma defesa oral à banca, composta por coordenadores e professores dos cursos de pós-graduação da Uninter. A final será transmitida ao vivo pelo canal no Youtube TV Profissão.

Serão 14 categorias utilizadas nessa primeira edição, que foram escolhidas com base nas áreas da pós-graduação, e serão premiados os melhores projetos de cada uma. Além de troféu, os ganhadores de cada categoria também serão beneficiados com cursos de extensão da Uninter. Todos os projetos inscritos irão receber certificado de reconhecimento.

A etapa final permitirá divulgar os projetos a um público maior e, de acordo com o idealizador, espera-se que os participantes possam conseguir investimentos e financiadores. Os professores e coordenadores estão otimistas com o andamento do prêmio. “A gente espera aumentar essa quantidade de inscritos e descobrir no Brasil qual a característica de inovação que cada um tem”, conta Ricieri.

As 14 categorias são:

  1. Mobilidade Urbana e Logística Urbana (Infraestrutura)
  2. Jurídico e Tributária
  3. Sustentabilidade, Meio Ambiente
  4. Agronegócio
  5. Arquitetura e Urbanismo
  6. Empreendedorismo e Recursos Humanos
  7. Saúde e bem estar (Psicologia)
  8. Direitos Humanos
  9. Segurança Pública
  10. Educação
  11. Desporto
  12. Engenharia, Tecnologias e Processos (TI)
  13. Comunicação e Melhores Campanhas Institucionais
  14. Comércio Exterior e Relações Internacionais

As inscrições estão abertas até 12 de setembro. Clique aqui para participar ou saber mais sobre o prêmio.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Fauxels/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *