Do Japão para o mundo, animes e mangás são sucesso absoluto

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Um dos produtos culturais mais difundidos internacionalmente são os quadrinhos japoneses, conhecidos como mangás e animes, com títulos como Dragon Ball, Digimon, Pokémon e Naruto. Por mais que o produto seja oriundo de uma cultura oriental, que tem hábitos muito diferentes dos ocidentais, o carisma dos personagens e a qualidade das obras (história e animações) ganharam o coração de milhões de pessoas em todo o mundo.

Os animes são os desenhos animados, que por sua vez são oriundos dos mangás, as tradicionais histórias em quadrinhos japonesas, publicadas de forma impressa. Ambas as formas de produção têm enorme sucesso comercial, movimentando a economia do Japão. Seus fãs são em geral muito engajados com as obras e, além de ler e assistir, consomem os mais variados tipos de produtos, como bonecos, jogos de videogame, camisetas, bonés, quadros, fantasias etc.

Apesar de hoje haver uma ligação direta entre a produção de mangás e animes, as primeiras animações japonesas para a televisão surgiram de forma independente no começo do século 20, falando sobre lendas japonesas, contos e a cultura local. Ao compreender o poder educativo das produções para o cinema, o próprio governo japonês passou a investir na sua produção.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com o avanço da televisão e do cinema, começaram a surgir os primeiros filmes japoneses de animação em longa-metragem, e uma das primeiras produções, que fez grande sucesso no final da década de 1960, foi “A Lenda da Serpente Branca”. Com a popularidade do gênero, começaram a surgir os primeiros estúdios de produção de animes, que passaram a ganhar destaque ao redor do mundo. Um dos mais famosos é o Toei Animation, produtor de grandes sucessos como Dragon Ball, Digimon e Cavaleiros do Zodíaco.

A difusão dos animes para o Ocidente veio através de algumas viagens dos produtores, mas a popularização ganhou força a partir da década de 1980, com o filme Akira, considerado um grande marco da animação japonesa. Depois disso vieram outros animes de muito sucesso, e muitos estão em alta até hoje, como é o caso da série Dragon Ball, que está prestes a completar 40 anos de existência.

No Brasil, o anime precursor foi a série Cavaleiros do Zodíaco, que em 1994 fez um enorme sucesso na televisão, abrindo caminho para outras grandes obras. A série foi exibida pela extinta Rede Manchete, e depois retomada pela Rede Bandeirantes de TV. A Rede Globo, por meio da sua programação infantil, TV Globinho, também apostaria nos mangás, obtendo muito sucesso com a série Pokémon.

Wedson Correia, resenhista cultural com foco em cultura asiática, afirma que hoje o ocidente é um grande consumidor dos animes, mudando até a forma dos produtores pensarem alguns aspectos dos desenhos. “Antigamente diziam que os japoneses não ligavam muito para o Ocidente, eles produziam e a gente tinha que consumir. Mas essa história mudou, hoje o Ocidente dita muito o que os japoneses consomem, e até modifica um pouco a forma de produção. Os japoneses têm uma sexualização grande de animações e isso tem a sua função social, mas nós não estamos acostumados com isso, então acabamos de certa forma ditando o que eles consomem”, explica.

“Hoje em dia, muita gente está produzindo. A Netflix está no mercado dos animes e faz muita coisa boa. Recentemente saiu um trailer do Star Wars baseado em animação japonesa, envolvendo vários estúdios. O Prime Vídeo, serviço de streaming da Amazon, não produz tanto, mas distribui muito conteúdo de animação. Aqui no Brasil existem canais que passam muito da cultura japonesa e da cultura asiática em geral”, complementa Wedson.

Principais eventos

No Brasil existem vários eventos que reúnem os fãs de cultura pop, games, quadrinhos e animes. Os mais famosos são o Brasil Game Show (BGS) e a Comic Con Experience (CCXP). Dentre as estrelas desses eventos estão os dubladores, autores de mangás e diretores japoneses também. A presença do público é sempre maciça, pois é lá que todas as novidades são apresentadas. O público pode experimentar novos jogos, acompanhar trailers de filmes e séries inéditas e até anúncios de novas produções.

O mundo dos quadrinhos japoneses foi o tema da última edição do Art & Cultura, da Rádio Uninter, que recebeu Wedson Correia como convidado especial, no dia 18.ago.2021. O programa é comandado por Bárbara Carvalho e Arthur Salles, e você pode acompanhar a gravação completa clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Cottonbro/Pexels


3 thoughts on “Do Japão para o mundo, animes e mangás são sucesso absoluto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *