Por que os clubes de assinaturas se tornaram uma tendência de mercado?

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

O ramo de clubes de assinaturas começou a ganhar espaço no mercado brasileiro em 2011. Quando surgiu, havia muitas incertezas quanto à viabilidade desse tipo de segmento no país. Hoje, os clubes de assinaturas já são uma realidade. De acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor movimenta no Brasil R$ 1 bilhão por ano, enquanto nos Estados Unidos – onde o serviço está consolidado – arrecada US$ 10 bilhões.

O modelo de negócio é voltado para um produto específico e abrange diversos nichos de mercado, que vão desde diferentes tipos de cafés, vinhos, cervejas, carnes e até produtos de beleza, livros, conteúdos para crianças e mundo pet. O cliente assina o serviço, que geralmente é mensal ou quinzenal, e recebe uma caixa com produtos selecionados por uma equipe especializada. Além disso, o serviço zela pela experiência de consumo e comodidade, pois o assinante recebe uma variedade de produtos no conforto de seu lar.

Mas qual é o segredo de tanto sucesso? Esse nicho de mercado veio para ficar? Essas questões foram debatidas no programa Por Dentro do Turismo, da Rádio Uninter, apresentado pela professora Karen Sturzenegger, do curso Gestão de Turismo, e pela professora Flávia Roberta, do curso Gestão Empreendedora de Serviços. O episódio discutiu essa tendência na área turística, já que o setor foi diretamente afetado pela pandemia de Covid-19, e os clubes de assinaturas podem ser uma opção vantajosa para as empresas de viagens neste período de paralisação.

De acordo com a professora Flávia Roberta, o público cativo desse segmento é a geração millenials (jovens de até 35 anos). “O perfil dos clubes de assinaturas é jovem, pois esse público tem interesse na experiência. É a sensação de ser surpreendido com uma caixa que chega na residência. É como se fosse um ‘presente’ que o cliente dá a ele mesmo. Um conteúdo com produtos selecionados por curadores, e ao abrir a caixa ele terá uma surpresa”, diz.

Segundo Karen, no setor de turismo já existem consórcios de viagens que oferecem descontos e vantagens ao assinante, semelhante ao que os clubes de assinaturas fazem. “Muitas pessoas não têm cancelado suas viagens, mas prorrogado as datas”, aponta. Ela também cita o serviço da empresa MeuFindi, que oferece dicas de viagens, hotelaria e descontos em diversas outras áreas.

As apresentadoras destacam que as mudanças estão cada vez mais constantes na forma como as pessoas consomem produtos e serviços, e que os clubes de assinaturas entenderam a tendência de se adaptar às necessidades do cliente unindo experiência, fidelidade e exclusividade.

O programa Por Dentro do Turismo é transmitido pela Rádio Uninter todas as quintas-feiras, às 14h00. As transmissões podem ser acompanhadas pela página do Facebook ou pelo site da rádio, onde os episódios são armazenados e podem ser ouvidos a qualquer instante.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *