PEDAGOGIA

Por que elas riem tanto com o início das aulas?

Engana-se quem pensa que todo início das aulas é sempre a mesma coisa. Descontração, atividades práticas e muita integração entre alunos e professores – assim foi a primeira semana de aula do curso de Pedagogia da Uninter. Pelo segundo ano consecutivo, a coordenação do curso organizou a Semana do Acolhimento Pedagógico, de 19 a 21 de fevereiro, no campus Divina, em Curitiba (PR).

Além de motivar os alunos para o ano que se inicia, o projeto também teve como objetivo proporcionar a vivência da temática do curso de uma maneira mais dinâmica e com muito diálogo. As atividades envolveram todos os estudantes, de calouros a veteranos.

Gisele Cordeiro, coordenadora do curso, explicou que os dois primeiros dias foram destinados a oficinas práticas, organizadas pelos professores, trabalhando com temas que vão do berçário até o 5° ano do ensino fundamental. A cada dia foram oferecidas 5 oficinas e o aluno tinha a opção de se inscrever na que preferisse. No último dia, os alunos se revezaram entre algumas salas onde foram apresentados os estágios obrigatórios e desmistificados alguns aspectos do TCC. Para fechar, houve o sorteio de brindes.

“Os alunos estavam bem animados e enalteceram as atividades práticas. Se motivaram e compareceram em peso”, relata Gisele. O comentário da coordenadora não é exagero: a oficina de alfabetização, oferecida pela professora Waldirene Bellardo, estava lotada. A professora conta que buscou implementar uma prática de alfabetização com os alunos e assim discutir o sistema de escrita alfabético. O resultado foi uma turma muito participativa e animada.

“A mistura de calouros com alunos de último ano é uma combinação muito interessante, tanto para os alunos quanto para o professor, pois favorece a dinâmica da oficina”, afirma Waldirene. Também foram ofertadas oficinas de música, contação de história e literatura, produção de pesquisa cientifica, entre vários outros temas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Possiede – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Barbara Possiede – Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *