Concurso Cultural - História de Polo

Polo de Pouso Alegre expande qualificação profissional ao sul de Minas

Autor: Charlene Aparecida de Lima Faria – Pedagogia (Pouso Alegre – MG)

O polo de apoio presencial de Pouso Alegre faz parte da rede de ensino do Grupo Educacional Uninter, instituição que há 25 anos vem oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, com atuação em todo território nacional, abrangendo cerca de 700 cidades, presente em todos os estados do Brasil. Nos últimos anos, o Grupo Educacional Uninter foi considerado uma das maiores e melhores instituições de graduação a distância do país.

O início da implantação de polos que ofertavam educação a distância na região do sul de Minas Gerais se deu por volta do ano de 2002, com a fundação do instituto educacional Livre Ofício, primeira instituição que o engenheiro Luiz Henrique Brochetto criou, na cidade de Itajubá. Ali ele oferecia cursos livres para a capacitação profissional, como manutenção de computadores, cursos técnicos gerenciais e cursos na área da qualidade.

No mesmo ano, Luiz iniciara seu mestrado em Engenharia da Produção, pela Universidade Federal de Itajubá, e demonstrou um grande interesse pela matéria de Educação a Distância. Ao final do curso ele produziria uma dissertação que teve como título: “Análise de viabilidade econômica para a implantação de um polo de Educação a Distância”. Motivado por seus estudos, começou a estudar estratégias para a implantação de um polo de educação a distância em sua cidade, Itajubá (MG), levando em conta que na época a educação a distância era uma grande inovação, pois não havia histórico de nada parecido na região.

Em 2003, os polos de apoio de Itajubá e de Santa Rita do Sapucaí foram então implantados, firmando uma parceria com a USP, por meio da qual se ofereciam cursos de pós-graduação e de MDI (Melhoria do Desempenho Industrial) a distância, via satélite. Contou ainda com parcerias do SESISIMEI, da cidade de Itajubá, e da Associação de Comércios de Santa Rita do Sapucaí.

Em 2004, Luiz começou a trabalhar em parceria com três instituições de ensino superior, FACINTER e FATEC, que mais tarde formariam o Grupo Uninter, e IBEPES. Tornava-se pioneiro na oferta de graduação EAD na região, pois não havia nem uma outra instituição que oferecesse cursos a distância nas cidades próximas.

Essa novidade logo chamou a atenção de vários estudantes na região, que saiam de suas cidades para estudar nos polos de Itajubá e de Santa Rita do Sapucaí. Com isso surgiu a necessidade de expandir a oferta de cursos para cidade de Pouso Alegre, pois na época havia cerca de 50 alunos que se deslocavam de Pouso Alegre para estudar no polo de Santa Rita do Sapucaí.

As atividades no polo de Pouso Alegre tiveram início em março de 2007 em um antigo prédio na rua João Basílio, onde hoje funciona a Inapós Faculdade de Odontologia. Tempos depois, o polo se mudou para o atual prédio na R. Pedro Marcondes Duarte, no bairro Santa Elisa.

No início de suas atividades, o polo contava apenas com uma TV e tinha fitas de videocassete que eram regravadas e transmitidas aos alunos que não pudessem comparecer nos dias e horários das aulas. A oferta dos cursos ainda era pequena, contando com apenas 4 cursos reconhecidos pelo MEC: Gestão da Produção Industrial, Comércio Exterior, Pedagogia e Processos Gerenciais.

A educação a distância ainda era uma novidade e nessa quebra de paradigmas os anos foram passando, e a cada momento uma nova conquista, uma nova vitória. Foram longos anos de muita dedicação e trabalho que levaram o polo de Pouso Alegre a ser o mais procurado e recomendado em toda cidade. Todo esse mérito se deu graças a fatores como:

– Os serviços prestados pela equipe multidisciplinar, que oferece um ótimo atendimento;

– Mensalidades com preços acessíveis;

– Uma excelente localização;

– A oferta de vários cursos de graduação e de pós-graduação na modalidade EAD, oferecendo oportunidade aos estudantes que não têm disponibilidade de horário, pois podem acompanhar as aulas de qualquer lugar.

O polo de Pouso Alegre tem como gestor, desde o início de suas atividades, Luiz Henrique Brochetto, graduado em Engenharia e Administração. Ele foi o fundador de três polos de educação a distância na região (Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre). Homem empreendedor, que enxerga além dos horizontes. Dentre os membros da equipe de apoio, destacamos a tutora Rita de Cassia Paulino, que foi a primeira colaboradora do polo, e que atua até os dias de hoje. Dotada de muita experiência, contribui para o sucesso na formação dos estudantes.

Hoje Pouso Alegre oferece cerca de 90 cursos de graduação e 150 de pós-graduação na modalidade EAD, contando com o conforto de uma excelente infraestrutura predial, possuindo salas de aula amplas e arejadas, biblioteca e laboratório de informática com capacidade para 40 alunos. Possui cerca de 1.000 alunos matriculados, sendo a Uninter considerada uma das melhores instituições de ensino a distância do sul de Minas Gerais.

Uma linda história que nos enche de orgulho e nos faz cada vez mais correr atrás dos nossos objetivos, para ajudar as pessoas que estão em busca de uma carreira de sucesso. Somos dedicados a nossa tarefa de transformar a sociedade pela educação, seguindo o lema do grande educador brasileiro Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas, e as pessoas transformam o mundo.”

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Charlene Aparecida de Lima Faria – Pedagogia (Pouso Alegre – MG)
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *