Politécnica abre 4º Simpósio de Engenharias e Tecnologia da Uninter

Autor: Bárbara Possiede - estagiária de jornalismo

A Escola Politécnica da Uninter deu início ao IV Simpósio de Engenharias e Tecnologia, cuja abertura foi realizada nesta terça-feira, 12.nov.2019, no auditório Gilson Roberto Picler, no campus Garcez, em Curitba (PR). A edição deste ano acontece do dia 12 ao dia 14 e tem como objetivo oferecer aos alunos palestras, oficinas e workshops com profissionais do mercado.

No primeiro dia de evento, os estudantes foram recebidos por uma mesa de convidados composta pelo vice-reitor, Jorge Bernardi, pelo coordenador do curso de Engenharia de Produção, Douglas Soares Agostinho, pelo representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Mauricio Bassani, e pelo diretor adjunto técnico do Instituto Técnico de Engenharia do Paraná, Rafael Pussoli.

Para abrir o simpósio, o palco do auditório recebeu os palestrantes João Carlos Motti e Halisson da Silva Chaves. Halisson falou sobre a Indústria 4.0, abordando tecnologias para automação do ambiente industrial. Motti, que é conselheiro do CREA, falou para os discentes sobre o campo de atuação dos engenheiros e quais as atribuições que podem ser desenvolvidas ainda durante seu período de graduação, segundo resolução 1.073 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

A cerimônia teve ainda um momento de homenagem aos alunos formandos de três cursos das engenharias da Uninter (Produção, Elétrica e Computação). A instituição forma seus primeiros bacharéis dos cursos ao final de 2019. Jennifer Cavalcante, estudante de Engenharia de Produção, foi a escolhida para representar os alunos e recebeu, das mãos da professora Dayse Mendes, um presente da Uninter.

Confira a programação do evento

Palestras

13/11

  • O IEP e a atuação profissional do engenheiro (Rafael Pussoli)
  • Segurança no trabalho (Luiz Antonio Forte)

14/11

  • Automação sustentável (Alexandre de Lara – Kelius Automação – PR)
  • Criptomoedas (Adriana Siliprandi e Fernando Lopes – Consultoria Exo Global – PR)

 

Oficinas e workshops

13/11

  • Editor de texto – Latex (Renan Portela)
  • Metodologia Ativa (Simone Monte Mor Mussolin)
  • Pintura em aquarela (Douglas Krieger – Artista Plástico)
  • Citações/referências automáticas (Vinícius Pozzobon Borin)

14/11

  • Currículo Lattes (Ana Carolina Tedeschi Gomes Abrantes)
  • Tolerâncias (Marcelo Staff)
Embed HTML not available.
Autor: Bárbara Possiede - estagiária de jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *