Pesquisadores irão debater o consumo e os modos de vida

Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

Consumir faz parte do nosso cotidiano. Consumimos inúmeros tipos de produtos diariamente, com um grande impacto sobre quem somos e como somos. Mas o consumo vai além disso. Consumimos informação, conhecimento, educação, saúde etc. Como forma de debater o assunto, a Uninter, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizarão nos dias 10 e 11 de outubro o 2º Encontro de Consumo e Modos de Vida da Região Sul (CONSUMO SUL).

Estudantes e professores dessas instituições poderão participar de mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos sobre o tema. O objetivo do encontro é reunir pesquisadores da área de comunicação, desing, administração, linguagem e antropologia para um diálogo com o público sobre consumo e suas implicações nos modos de vida na sociedade, nas práticas simbólicas e cotidianas, visões de mundo, classificações e diferenças sociais, identidades, estilo de vida e comportamento. O público-alvo do evento são os alunos de cursos que tenham a temática consumo como interesse.

Professor de Administração e Publicidade e Propaganda da Uninter, Clóvis Teixeira Filho é um dos organizadores do evento e ressalta que o consumo não é apenas o ato de comprar. “Consumo não é somente consumismo, a gente consome educação, saúde, imaginário e outras questões”, esclarece.

O CONSUMO SUL acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro. No primeiro dia serão realizadas oficinas na parte da manhã, das 8h às 11h30, e na parte da noite, das 19h às 22h30. No dia 11 terá a mesa redonda sobre Consumo e Comportamento Digital, que contará com a presença da Regiane Ribeiro, Rodrigo Botelho, Guilherme Carvalho e o mediador Clóvis Teixeira Filho.

A ideia e a expectativa do evento são de muita troca de conhecimentos e experiências entre alunos e profissionais da área. “A expectativa é muito grande. Tanto na participação dos alunos, quanto na integração e novos eventos envolvendo essas instituições”, comenta Clóvis. A festa de encerramento terá o consumo como tema. Quem tiver realizado a inscrição do CONSUMO SUL terá R$ 10 de desconto na entrada.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *