Ensino superior

Pesquisa lota auditório em busca de excelência acadêmica

O auditório lotado só queria saber de uma coisa: pesquisa científica. Eram alunos, egressos e docentes da Uninter e de outras instituições. Assim foi a noite de abertura do 13º ENFOC, 7º Fórum Científico e 4º Seminário PIBID que aconteceu sexta-feira (17), no auditório do campus Garcez, em Curitiba. Os convidados foram recebidos com coffee break e a uma apresentação cultural.

São muitos os resultados das diversas pesquisas científicas, e alguns deles se tornam livros. Também no primeiro momento da noite, seis professores da instituição fizeram o lançamento de seus livros e incentivaram principalmente os alunos a se empenharem na pesquisa. Segundo eles, tantas obras por eles escritas tiveram começo na iniciação científica.

Com o tema central “A pesquisa como elemento para excelência acadêmica”, compuseram a mesa de abertura o vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi, o diretor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios, Elton Ivan Schneider, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e Novas Tecnologias, Siderly Almeida, a coordenadora de pesquisa, Desirê Dominschek, o diretor da Escola Politécnica, Neil Carvalho, o coordenador de Mestrado em Direito, Daniel Ferreira, a diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Machado, e a direitora da  Escola Superior de Gestão Pública, Política, Direito e Segurança, Débora Veneral. Todos compartilharam suas conquistas relacionadas à pesquisa.

Uma palestra sobre iniciação científica e seus impactos na formação de profissionais também marcou a noite. A coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Ana Sofia de Oliveira, falou sobre a importância de ter dentro da instituição o apoio de programas de iniciação científica. “Vemos a maturidade da instituição pelo apoio que dão aos programas de pesquisa. A pesquisa é o que nos permite o desenvolvimento do mundo e também tem um grande impacto na formação de profissionais”, enfatiza.

O evento, cujo foco era compartilhar os resultados parciais e totais das pesquisas, teve continuidade durante todo o sábado (18). Além de apresentações das pesquisas, houve outras palestras, minicursos e mesas de debate, com início às 8h para credenciamento e apresentações de trabalhos e encerramento com divulgação de trabalhos premiados às 17 horas. Os alunos presentes receberão horas complementares.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *