Pérola do Caeté, Bragança conta com mais 28 profissionais na educação

Autor: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo

Vestir a beca e jogar o chapéu para o alto. Gritar, sorrir e abraçar professores e familiares. Foi assim que aconteceu em Bragança (PA), no último dia 17 de agosto, quando 28 estudantes da Uninter celebraram sua formatura. São agora novos profissionais das áreas de Pedagogia, Artes Visuais e História.

O traje tradicional das formaturas brasileiras, a beca, teve origem na França. Os magistrados franceses utilizavam a vestimenta em sessões e audiências. No século XVIII, a tradição foi incorporada nas universidades europeias, que inspiraram as instituições brasileiras.

Os franceses também têm uma relação histórica com o município de Bragança. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há registros de que os franceses foram os primeiros visitantes da região, por conta de explorações marítimas no ano de 1613, quando o local era habitado pelos tupinambás.

Bragança é uma das cidades mais antigas do estado do Pará, com aproximadamente quatro séculos de história. A cidade fica na região noroeste, à margem esquerda do rio Caeté, e é conhecida como “Pérola do Caeté”.

Para a coordenadora pedagógica do polo, Andreia Coelho, o momento da formatura marca o início de novos rumos na trajetória profissional.  “Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais. Que a alegria da formatura fique sempre em cada formando, pois essa conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes”, destaca.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Bragança


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *