Pela ciência aberta, Uninter disponibiliza anais dos seminários de comunicação

Autor: Sandy Lylia da Silva - Estagiária de Jornalismo

Tudo o que nos cerca tem alguma relação com a ciência. De medicamentos a aparelhos eletrônicos, do transporte à eletricidade, das garrafas pet às notícias que você lê, ouve ou assiste. Tudo se origina do trabalho de cientistas e pesquisadores que às vezes levam anos para transformar suas ideias e hipóteses em conhecimento ou algo prático. Agora, imagine um lugar em que você encontra parte disso à sua disposição.

Os anais do Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter encontram-se abertos para consulta em ambiente virtual, uma forma sustentável de difundir democraticamente materiais de pesquisa científica. Estão disponíveis para livre acesso seis edições desde 2016, com um total de 151 artigos de 349 autores (individuais, em dupla ou coletivos).

O evento reúne alunos de graduação e professores de mestrado e doutorado para discutir e produzir pesquisa científica dentro da área de comunicação. A comissão organizadora é formada por oito membros e seu comitê científico é composto por 22 integrantes.

As primeiras edições do seminário foram presenciais, com duração de dois dias, realizadas no auditório do campus Tiradentes da Uninter, em Curitiba (PR). Com a pandemia do Covid-19, o evento migrou do formato presencial para a transmissão remota, saindo assim da limitação regional para alcance internacional.

Antes os artigos eram publicados na íntegra, que passaram para o formato de resumo expandido a partir de 2020, quando ocorreram mudanças não só no formato da publicação dos artigos nos anais, mas também na amplitude de participação de pesquisadores e palestrantes.

Nas duas últimas edições, o seminário ampliou sua representação, com participantes de outras instituições de ensino superior e de pesquisadores de várias regiões do país, inclusive com a primeira participação internacional na edição de 2021. É o caso de Thiago Perez Bernardes de Moraes, pesquisador da Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy, um dos autores do artigo “Covid-19 X Donald Trump: A pandemia, a desinformação e a derrocada eleitoral”.

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, Guilherme Carvalho, membro do comitê organizador do Seminário de Pesquisa em Comunicação, as mudanças foram um ajuste necessário para ampliar o alcance do evento e também para incluir a produção de alunos que estão realizando seus trabalhos de iniciação científica e os TCCs (trabalho de conclusão de curso), tornando assim um evento menos elitizado.

Reconhecimento

Coordenadora de pesquisa e publicações acadêmicas da Uninter, Desiré Luciane Dominschek participa do comitê científico do Seminário de Pesquisa em Comunicação desde 2017, avaliando os trabalhos encaminhados. Ela atua coordenando os grupos de pesquisa da instituição perante órgãos como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Também é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa História, Educação, Sociedade e Política (GHESP).

De acordo com Desiré, os trabalhos de pesquisa científica da área de comunicação têm trazido ao seminário boas discussões sobre a questão da veracidade das informações, principalmente em tempos de pandemia. “Em geral, essa relação da pesquisa, com a questão remota e as mídias, de como elas estão trabalhando as possibilidades de comunicação da informação na pandemia, foram apresentadas de forma muito rica, com trabalhos muito bons”, enfatiza.

Desiré afirma que a seriedade da pesquisa científica da área da comunicação da Uninter já alcançou reconhecimento, tendo em vista tamanha diversidade de participação de pesquisadores de outras instituições, além da abrangência de participação nacional. “Eu considero um espelho, um modelo de evento, pois nem todos os grupos de pesquisa possuem seminários de divulgação de seus trabalhos científicos”, comenta.

Outro ponto destacado por ela trata da disponibilização dos anais do evento em ambiente virtual. “Quando falamos sobre os periódicos científicos, da relação com a ciência aberta, como as possibilidades de socialização e divulgação através da livre pesquisa na internet, isto é considerado uma emancipação cultural que só a cibercultura proporciona. Ao mesmo tempo, existe o perigo da rede, onde tudo está acessível, mas eu encaro que ter acesso imediato a esse tipo de documento é bastante positivo para a pesquisa científica”, salienta.

Seminário multidisciplinar

Desiré destaca ainda que seu grupo de pesquisa teve um bom espaço de participação no seminário de comunicação, discutindo educação, cultura, mídias e tecnologia, trabalhando a relação da comunicação com todas essas áreas. Um de seus orientandos, André Henrique Boazejewski Pereira, estudante de licenciatura em Pedagogia, apresentou um artigo no VI Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter.

O artigo “PIBID Uninter em tempos de pandemia: o presencial e o remoto” foi apresentado por André juntamente com Gabrielle Rodrigues dos Santos e Daiana da Silva Walkiu. Eles abordaram a diferença do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na modalidade presencial e no formato virtual, analisando o impacto do programa na formação do futuro professor.

Segundo André, a pesquisa foi pautada nos desafios apresentados na modalidade remota do programa, desde a dificuldade de acesso à plataforma virtual no ambiente doméstico do aluno até a falta de interação direta junto aos professores em ambiente escolar. O pesquisador ressalta que, ainda assim, o programa continua mobilizando seus integrantes e colaborando no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.

“Mesmo o PIBID estando em ambiente remoto, continua proporcionando aos alunos, professores e coordenadores um acolhimento de forma humanizada. Você tem vínculo, consegue compreender como funciona a relação escolar, tem amparo informativo e encontros organizados. Existe de fato troca de experiências, mesmo com todas as dificuldades dos encontros virtuais”, declara.

Quanto à sua participação no evento, ele destaca a dedicação de todos os integrantes envolvidos para divulgação dos trabalhos acadêmicos com reconhecimento científico. “A área acadêmica não é algo totalmente desvinculado da realidade, fora da sociedade ou só para grandes intelectuais, pelo contrário. E com espaços como o do Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter, podemos praticar debates lógicos, temos a oportunidade de compartilhar, aprendendo a nos reconhecer e conhecer o outro”, pontua.

Objetivos da pesquisa científica

Guilherme Carvalho destaca que o objetivo principal da pesquisa científica na área da comunicação é de contribuir para o avanço da sociedade e para uma melhor condição de vida para as pessoas, apontando falhas, problemas, desafios. Com isso, traz soluções para pensarmos adequadamente os meios de comunicação, pois a informação pode ser utilizada de uma maneira ruim, caso das fake news. “A comunicação é um processo muito importante na socialização, é direito do cidadão, processo fundamental na construção do indivíduo e da sociedade de modo geral”, afirma.

De acordo com ele, o registro dos anais de forma eletrônica, desde a concepção do primeiro seminário, consolida um acervo organizado que é ligado a uma política de divulgação científica. “Precisamos fazer com que a ciência, a pesquisa, seja apropriada pelas pessoas de modo geral, não ficando restrita somente ao ambiente acadêmico. Ela precisa servir à sociedade de alguma maneira. Os anais servem para isso, além do registro dos trabalhos apresentados, os pesquisadores conseguem divulgar aquilo que estão produzindo de ciência dentro da nossa área”.

Guilherme comenta que cada vez mais instituições reconhecidas estão dando anuência ao Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter, e as contribuições para a construção coletiva do conhecimento acabam se consolidando neste espaço, com momentos de ampla troca de experiências dos resultados obtidos na pesquisa científica.

Todos os arquivos dos trabalhos de pesquisa científica apresentados ao longo destes seis anos de Seminário de Pesquisa em Comunicação da Uninter podem ser acessados através dos anais do evento clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia da Silva - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Fauxels/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *