Aluno aplicado, Alex se tornou professor ao lado dos antigos mestres

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

Estamos cercados por informações o tempo todo. Jornais, revistas, rádios, tevês e sites que difundem notícias e comunicam tudo o que acontece nos quatro cantos do planeta estão em nossas telas e nas pontas dos nossos dedos. O campo da comunicação está tão presente em nossas vidas que não é exagero dizer que “respiramos informação”.

Surgido no século 17, o jornalismo iniciou com caráter literário e político, a partir de publicações em que era praticamente impossível diferenciar fatos de opiniões. Ao final do século 19, a atividade jornalística passa a assumir um caráter mais profissional, objetivo e centrado na reprodução fidedigna da realidade dos acontecimentos.

Atualmente, a investigação que busca revelar o que está por trás dos fatos e o compromisso com a veracidade são os nortes que guiam a profissão e impulsionam a reflexão sobre nosso cotidiano. No dia 27 de setembro, a Rádio Uninter recebeu o professor e tutor do curso de Jornalismo da Uninter Alexsandro Ribeiro, para falar sobre a sua trajetória na área de comunicação e a importância do jornalismo na sociedade.

 O início

“A comunicação não foi minha primeira escolha”, explica Alex. Sua primeira faculdade foi de filosofia, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Após cursar algumas matérias, não conseguiu continuar com a graduação e acabou trancando a matrícula. Na época, Alexsandro começou a trabalhar no departamento de comunicação de uma entidade sindical e, ainda sem formação específica na área, iniciou na comunicação. Na função, desenvolveu conhecimentos práticos enquanto diagramava panfletos e matérias para o site da entidade.

Durante esse período, Alexsandro manteve uma paixão viva, a literatura. “Eu sempre tive uma paixão por literatura, então fui aprimorando o meu texto a partir da crônica”. Passou a enviar suas crônicas para alguns jornais da capital e começou a ser publicado na coluna Luzes da Cidade, no jornal Estado do Paraná, dividindo espaço com escritores mais conhecidos do público.

A vontade de investir seus esforços na área e comunicação cresceu, mas, até aquele momento, não existia um curso de jornalismo acessível para que ele pudesse conciliar trabalho e estudos acadêmicos. A oferta do curso de jornalismo da Uninter, na época ainda Facinter, foi o acontecimento que mudou essa história. “Fiquei me questionando por que não tinha feito isso antes”, conta, lembrando do entusiasmo que sentiu quando iniciou o curso.

 Graduação

Morando na região metropolitana de Curitiba, Alexsandro levava cerca de 50 minutos de ônibus para ir à faculdade e mais 50 minutos para voltar para casa. No trajeto, aproveitava o tempo para ler as recomendações de leitura passadas em aula, os livros, artigos, tudo que pudesse acrescentar ao seu aprendizado. “Sempre foi importante pra mim aproveitar cada espaço para me aprofundar naquela área e aprimorar aquilo que eu já vinha acompanhando na prática”.

Aplicado, trabalhava o dia todo e frequentava a faculdade à noite. Mesmo no meio de tanta correria, o coração de Alex achou espaço para mais uma paixão. Na reta final do curso, casou-se e logo em seguida teve seu primeiro filho. “Quando consegui o segundo lugar de melhor monografia do Paraná, no prêmio Sangue Novo, eles estavam lá comigo, e eu feliz da vida”.

A docência

Depois de finalizar a graduação, Alex procurou uma especialização na área de comunicação empresarial institucional, e entrou no mestrado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi então que a ideia da docência amadureceu na sua mente.

“Eu nunca imaginei que iria estar em sala de aula, lecionando, mas participei como convidado de algumas aulas e comecei a me apaixonar”, relata. Com isso, ele se tornou professor universitário. “Hoje trabalho com aqueles que antes eram meus professores na graduação e tenho muita admiração por eles”.

Além das funções acadêmicas, Alexsandro é cofundador da Livre.jor, uma agência de jornalismo independente que fiscaliza o poder público a partir de dados abertos e da Lei de Acesso à Informação. “Hoje, eu me sinto superfeliz e realizado, me sinto muito grato por todas as conquistas resultantes de várias lutas minhas e da minha família.”

Clique aqui para assistir na íntegra à entrevista de Alexsandro no programa “Aprendi, agora faço”, apresentado por apresentado por Poliana Almeida e Mauricio Geronasso e transmitido pelo canal da Rádio Uninter no Youtube.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Kassiane dos Santos Ribeiro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *