Pauta global, meio ambiente é destaque no Prêmio Top Inovação

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo

O mundo inteiro sabe (uns mais, outros menos) que a nossa sobrevivência na Terra a médio e longo prazo depende da preservação do meio ambiente associada a práticas mais sustentáveis de produção e consumo. Prova disso são as reiteradas preocupações manifestadas nas conferências do clima da Organização das Nações Unidas, a exemplo da COP-26, realizada há um mês em Glasgow, na Escócia.

Daí a necessidade do engajamento de todos, dos países, das instituições, dos cidadãos. Por isso, a primeira edição do Prêmio Top Inovação da Uninter incluiu meio ambiente e sustentabilidade entre as 14 categorias do concurso. A proposta é buscar novas alternativas para construir uma cidade mais preocupada com a preservação ambiental. A quantidade e a qualidade dos projetos apresentados revela o sucesso da iniciativa.

A solenidade de premiação foi realizada no último dia 27 de novembro e, dada a sua importância, contou com a participação do chanceler e presidente do Grupo Uninter, Wilson Picler. Estavam presentes, ainda, o vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi, e os diversos profissionais responsáveis pela idealização e realização do Prêmio Top Inovação.

Sandra Maria Lopez de Souza, coordenadora dos cursos de pós-graduação na área de meio ambiente da Uninter, conta que identificou um forte engajamento das pautas ambientais na primeira edição do prêmio. “Nós percebemos que vieram muitos projetos na área de meio ambiente e sustentabilidade. O perfil era de pessoas preocupadas imensamente com o meio ambiente, de forma que esses projetos contribuíssem na diminuição e na minimização dos impactos que o meio ambiente poderia sofrer com os seus produtos ou projetos”, diz.

Entre os 96 projetos inscritos no 1º Prêmio Top Inovação, 7 foram na categoria meio ambiente e sustentabilidade. Na fase final, Alisson Diógenes, de Curitiba (PR), conquistou o prêmio da categoria com o desenvolvimento de uma solução sanitizante ambientalmente correta, pensado para o contexto da pandemia de Covid-19. “É sensacional estar de volta à Uninter, ainda mais para receber um prêmio tão importante”, afirma Alisson, que em 2015 foi coordenador do curso de Engenharia Elétrica. Na foto em destaque, Diógenes recebe o troféu das mãos de Wilson Picler.

Além dele, outros dois projetos chegaram à final do prêmio nesta categoria. Edvar Tomas da Silva, de Espírito Santo do Pinhal (SP), concorreu com um trabalho sobre coleta, transporte e processamento de óleo para a fabricação de biodiesel, e Suzete Antonieta, de Itajaí (SC), concorreu com o projeto de preservação do meio ambiente através da substituição de copos plásticos por retornáveis.

O pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Uninter, Nelson Castanheira, afirma que esse tipo de evento engloba toda a sociedade, pois todos são diretamente interessados na melhoria das condições do ambiente em que vivemos. “Puderam concorrer agora, e poderão concorrer nos próximos anos, as pessoas que residem em quaisquer localidades do país e que tenham um projeto que realmente vale a pena ser implantado em favor da sociedade”, diz.

De acordo com Wilson Picler, o Prêmio Top Inovação, idealizado pelo professor Ricieri Garbelini e coordenado por Nelson Castanheira, tem um valor inestimável para a instituição. “Eu vejo que ele tem uma importância muito grande porque incentiva alunos e membros da sociedade. E como a Uninter tem abrangência nacional, isso estimula os brasileiros a participarem de algo extraordinário que é a inovação”, conclui.

Veja os ganhadores das demais categorias e saiba mais sobre o 1° Prêmio Top Inovação clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Manoel Áureo Germano


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *