INFÂNCIA

Para entender os sinais da violência

O coordenador do bacharelado em Serviço Social da Uninter, Dorival Costa, apresentou no último dia 23 de maio a palestra “Violência contra crianças e adolescentes: uma expressão da questão social, pressupostos teóricos legais e o cotidiano”, voltada para estudantes de diversos cursos e profissionais do polo de apoio presencial da instituição no bairro Cidade Industrial de Curitiba, na capital do Paraná.

A palestra teve seu foco na orientação dos acadêmicos para lidar com situações em que a criança tenha seus direitos violados. Como em qualquer caso de abuso de qualquer espécie, a criança, mesmo que involuntariamente, dá sinais do risco que está correndo. Esses profissionais têm de estar aptos a perceber isso e agir para resolver a situação. Há procedimentos dentro da lei para resolver isso, o que foi posto em discussão na palestra.

Essa discussão também está intrinsecamente ligada ao cotidiano, pois com essa discussão o tema é cada vez mais aprofundado e leva a um melhor entendimento por parte dos profissionais da área da infância e adolescência. Muitas vezes, aos olhos leigos um abuso acaba não sendo percebido, pois os sinais e alertas acabam passando despercebidos e a violência fica mascarada. Com orientações e aprofundamento, isso pode ser impedido ou até percebido a tempo de proteger as crianças e adolescentes.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: PAP CIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *