Pandemia exige mais da logística e expõe carência de profissional especializado

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

A logística é essencial para a sociedade. Ela está presente em diversos setores, como a indústria, o comércio e o varejo. A área é responsável por gerenciar, armazenar e distribuir recursos para diversas atividades. Na pandemia, o setor se mostrou fundamental na distribuição de alimentos, produtos e medicamentos. A demanda por insumos no setor da saúde exigiu uma nova postura dos profissionais da área.

Para discutir a importância do setor logístico e a necessidades de profissionais especializados, a II Maratona de Pós-graduação, transmitida no último dia 29.mai.2021, no Facebook e Youtube do Grupo Uninter, recebeu as professoras Cristiane Ripka e Caroline Brasil. As profissionais argumentam que no mundo pós-pandemia, formação e especialização serão fundamentais para o profissional de logística se manter no mercado de trabalho.

A crescente demanda por comércio online e delivery de comida fez com que muitas empresas precisassem de profissionais especializados em logística. “Muitas empresas migraram para o delivery e e-commerce, mas algumas não estavam preparadas para isso. O treinamento, a capacitação e conhecimento são fundamentais nesses momentos. A empresa que não tinha profissional especialista em logística teve dificuldade na pandemia”, aponta a professora Caroline.

Ela diz que é um desafio para uma empresa que nunca trabalhou com e-commerce se lançar nesse tipo de negócio sem ter um treinamento, capacitação e profissionais especializados na área, pois na logística de entrega, é preciso levar em consideração diversas variáveis, como a restrição de circulação e de horário, entre outros fatores que podem interferir no prazo de entrega.

Dito isso, o varejo digital vai demandar profissionais qualificados, dispostos a trabalhar com tecnologias e estratégias que facilitem o gerenciamento das atividades. Cristiane comenta que, em um mercado cada vez mais competitivo, é comum ver vagas em que uma graduação é pré-requisito, “por isso uma pós-graduação é importante”, diz.

Caroline indica as especializações em Logística da Uninter. Ela informa que existe a opção de “curso flex” na instituição, em que o aluno pode escolher parte das disciplinas que irá cursar. São os casos das especializações Logística e Supply Chain, Gestão de Negócios Portuários e Logística e Planejamento e Gestão Estratégica de Logística.

“Metade do curso tem disciplinas obrigatórias e a outra metade o aluno pode escolher. Há disciplinas de logística e de outras áreas. Por exemplo, o aluno quer ter alguma disciplina na área de finanças, mas não quer fazer uma pós em finanças, mas ainda é importante ter conhecimento nessa área, então ele pode personalizar o curso”, explica Caroline.

A professora ainda salienta que apesar de as pós-graduações possuírem similaridades, cada curso tem suas particularidades, por isso a necessidade de especialização. “São vários campos de atuação. Quem trabalha na logística reversa, trabalha num mundo diferente de quem trabalha com compras e suprimentos”, afirma.

Cristiane comenta que quando o profissional é especializado, nota-se o diferencial em contribuir com a empresa em relação à estratégia, planejamento e ideias de se fazer o trabalho de formas diferentes: “É um profissional que agrega muito, porque a empresa não tem que preparar ele, ele já vem preparado”, conclui.

Ao final, as professoras indicaram acessar no site da Uninter para conferir as diferentes pós-graduações. Você pode assistir à conversa completa aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *