LITERATURA

Osvald Doni e o insaciável desejo de escrever livros

Completar 14 anos de vida ainda é sinônimo de imaturidade para quem já viveu mais tempo do que isso e passou por difíceis situações que o tornou mais “experiente”. Chegar aos 14 pode significar muitas coisas, entre elas o início de uma nova etapa de preparação para a vida adulta. Para Osvald Doni não foi diferente, mas ele fez mais do que habitualmente os adolescentes fazem nessa idade.

Foi com 14 anos que Osvald escreveu o seu primeiro livro, intitulado Diante do Silêncio, Um Grito. Embora essa obra de poesias tenha sido escrita nesse período, o livro só foi publicado quando já havia completado 20 anos. “As palavras, as letras, sempre me foram familiares, sempre ocuparam lugar de destaque na minha alma. Sou um escritor e ser escritor para mim é tudo. Sou muito grato a Deus pelo que sou”, diz.

Agora aos 45 anos, o autor tem oito obras publicadas, média de um a cada quatro anos desde o primeiro. Donizette Osvaldo da Silva Fabri, conhecido também pelo seu pseudônimo Osvald Doni, é de Minas Gerais e atualmente cursa licenciatura em Filosofia na Uninter. Apesar de profícuo na produção literária, essa é sua primeira graduação, graças à modalidade a distância proporcionada pela instituição.

Inspirado pelo dom de seu pai em desenhar, Donizette possui contato com a arte desde menino. “Eu também desenvolvi um dom natural para o desenho, mas foi um talento que se perdeu com o tempo. Na época, atrelado aos desenhos que fazia, gostava de inserir frases nas “obras” que eram produzidas”, explica.

Depois que o gosto pelo desenho acabou, as frases e as palavras permaneceram e o incentivaram a escrever até os dias de hoje. Donizette afirma que a filosofia reforçou sua paixão pelas letras, e que o fez afirmar para si mesmo quem ele realmente é: um filósofo. “Essa é a primeira licenciatura que estou fazendo, e, particularmente, estou amando o curso. Sou grato à Uninter por me proporcionar esta oportunidade”, diz.

Nas redes sociais, o escritor utiliza de imagens da Internet para ilustrar as frases de sua autoria. Sua página no Facebook com o seu nome completo tem mais de 600 seguidores. Atualmente, o escritor e filósofo também integra uma bancada de clarinetistas, e trabalha como músico em uma banda militar de Minas Gerais, na cidade Lavras.

De acordo com Donizette, a vinda do Facebook tornou muito mais fácil a divulgação de pensamento e reflexões. “Fico muito feliz quando vejo pessoas dos locais mais distantes do Brasil divulgando os meus aforismos. É realmente gratificante”, comenta.

Próximos lançamentos

Embora já tenha oito livros publicados, há ainda outros livros a serem publicados por Osvald Doni: um romance chamado Campo de Repouso, o livro de poesias Do erótico ao poético e, ainda, sua pesquisa bibliográfica que propõe uma visão filosófica, antropológica e sociológica sobre o crime e a violência no mundo contemporâneo. A obra se chama Violência e Criminalidade, Desafios para a Humanidade.

Após o lançamento de seu primeiro livro, sua obra chamada Palmares do Século XX foi lançada pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). As demais obras foram sendo publicadas utilizando de recursos próprios.

Obras já publicadas

Diante do Silêncio, um grito – Poesias

Palmares do século XX – Poesias

O Sapo Sapeca e as Joaninhas Pâmela e Letícia – Infantil

O Diário de Vossa Majestade- Romance

O Lírio dos Vales – Autoajuda

As Coisas que Eu Quero para Ti – Reflexões

Amor…Demasiado Amor – Reflexões

Felicidade, a Grande Alquimia da Vida – Reflexões

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *