Os meandros do Direito agora explicados em detalhes no rádio

Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Professores dos cursos de pós-graduação em Direito da Uninter, Silvano Alcântara, Artur Garcia e Priscila Bortolotto criaram em 2019 o programa de rádio Conheça seu direito. A ideia é tratar de temas jurídicos que afetam o cotidiano das pessoas com uma linguagem acessível. Além de destacar os direitos que todo cidadão possui, os professores debatem também sobre os deveres que a boa cidadania exige de todos nós.

O programa é veiculado pela Rádio Uninter e todos os episódios são convertidos em podcast, que você pode acessar no site da emissora e ouvir onde e quando quiser. O primeiro episódio foi ao ar no dia 7 de outubro e abordou o tema justiça gratuita. Os apresentadores responderam perguntas sobre o benefício. O professor Artur Garcia explica que a justiça gratuita vem como uma efetivação do direito ao acesso à justiça, para que ela não fique a mercê apenas de quem pode pagar.

No segundo programa, Silvano Alcântara, Artur Garcia e Priscila Bortolotto tratam sobre o direito do trabalhador às férias remuneradas. No terceiro episódio, os professores discutiram sobre os direitos ambientais. A professora Priscila Bortolotto falou do artigo 225 da Constituição Federal, para contextualizar o tema de danos ambientais ao direito dos humanos e dos animais.

A nova reforma da previdência entrou em pauta na quarta edição do programa. Os apresentadores explicaram as principais mudanças da nova regra, como as alíquotas e o tempo para aposentadoria. O quinto episódio traz um tema bem diferente – e até mesmo desconhecido – por boa parte da população: a desconsideração da personalidade jurídica da pessoa jurídica.

A última edição de 2019 foi ao ar no dia 16 de dezembro e tratou do tema usucapião. De acordo com Priscila, primeiro é necessário entender que ‘proprietário’ é diferente de ‘possuidor’, e o usucapião vem para ajudar o possuidor a se tornar dono de algum móvel ou imóvel.

O programa vai ao ar quinzenalmente, na segunda-feira, às 14h00, com reprises toda quinta-feira, às 11:30, no site da Rádio Uninter. Lembrando que você pode acessar todo o histórico de programas no site da emissora.

Embed HTML not available.
Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


1 thought on “Os meandros do Direito agora explicados em detalhes no rádio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *