Orquestra virtual reúne 220 flautistas de todo o Brasil para tocar ritmo nordestino

Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo

A Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF) reuniu 220 instrumentistas de todos os cantos do Brasil para tocar o baião “Caldo de Cana”, de David Ganc. A orquestra remota uniu flautistas transversais de 140 instituições do país e até mesmo do exterior. A gravação, publicada no YouTube no dia 07.09.2020, contou com a participação de professores, estudantes, profissionais e amadores.

A flautista Valentina Daldegan, coordenadora do curso de pós-graduação em Música e Cognição, representou a Uninter nesse encontro mágico. Ela também faz parte da diretoria da ABRAF e acompanhou todo o processo de produção, que durou quatro meses.

“O bonito é que cada flautista ali sentiu-se pertencente ao projeto, todos tiveram chance de aparecer não só com uma janela minúscula no meio dos 220, mas também junto a outros em imagem maior. Foram muitas instituições representadas, entre orquestras e escolas de música. Fiquei muito feliz em representar a Uninter nesse grande evento nacional”, disse a coordenadora.

A escolha da música foi um atrativo à parte. O ritmo nordestino adoçou as flautas dos participantes com sentimento de união e pertencimento. No vídeo, o idealizador do projeto, Alberto Sampaio, deixou um recado por escrito sobre a iniciativa: “Distâncias? Fronteiras? Nada! O espaço virtual propiciou a magia de estarmos juntos. A música Caldo de Cana tem sabor de Brasil. É um baião, com levada rítmica bem ‘pra cima’! E a gente toca com aquela ginga. Em 2020, 220 flautistas a 220 volts! Energia positiva!”, anunciou o músico.

Para conferir o vídeo na íntegra, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Kethlyn Saibert - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *