Orquestra Uninter abre inscrições para 2024

Autor: Luiz Garcel Jr. – Estagiário de Jornalismo

Formada por músicos de Curitiba (PR) e região metropolitana, a Orquestra Uninter está com as inscrições abertas para a seleção de 2024, em busca de novos talentos. As inscrições vão até o dia 17 de fevereiro e podem ser feitas neste link. A inscrição é aberta a alunos, professores e colaboradores da Uninter, bem como para toda a comunidade externa.

A iniciativa tem o objetivo de desenvolver atividades práticas dos músicos, de forma a aprimorar suas habilidades em conjunto instrumental. Serão aceitos candidatos de nível básico a avançado que tenham interesse na prática musical em conjunto. Os ensaios são presenciais e semanais no auditório do campus Divina Providência, região central de Curitiba. Os músicos deverão estar disponíveis para as apresentações, que ocorrerão em datas e horários a serem definidos.

O grupo é regido sob a batuta da maestrina e doutora em música Valentina Daldegan. A professora é coordenadora de cursos de pós-graduação e idealizou a orquestra ao lado do professor e clarinetista Willian Sales, visando a apresentações culturais da instituição e fora dela.

“A ideia foi acatada de imediato pela pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa e extensão e pela reitoria. A Fundação Wilson Picler de imediato abraçou o projeto”, conta Willian, assessor da orquestra.

Histórico de sucesso

A partir do segundo semestre de 2022, criou-se o projeto de extensão Conjunto Musical Uninter, com edital aberto para a primeira seleção de candidatos. Professores, alunos e egressos foram convidados a se inscrever.

Os primeiros ensaios começaram em setembro daquele ano, reunindo o grupo todas as terças-feiras no campus Divina Providência.

A estreia oficial aconteceu em dezembro de 2022, no auditório do Campus Garcez, com o concerto Natal Uninter, transmitido ao vivo pelo YouTube.

Em 2023, por meio de novo edital aberto à comunidade externa, novos membros foram agregados à orquestra, ampliando ainda mais a participação junto ao público e aos músicos da cidade.

Novos músicos, mais ensaios e muitas apresentações. Assim foi o 2023 da orquestra, participando de vários eventos da Uninter e abertos ao público, como o Concerto de Primavera e uma apresentação especial na Boca Maldita curitibana. “Com reconhecimento dentro e fora do centro universitário, a Orquestra Uninter vem se consolidando como referência na instituição”, diz Valentina.

Para este ano, a orquestra promete novidades com a soma de novos talentos para o grupo e o contínuo desenvolvimento daqueles que já fazem parte da iniciativa.

“É importante a gente frisar que o resultado brilhante que temos alcançado é fruto de muita dedicação e empenho. Muitos que assistem às apresentações da Orquestra Uninter pensam que ali temos músicos profissionais ou muito experientes, o que não corresponde à realidade. Temos músicos com várias experiências diferentes, alguns vêm de igrejas, outros de conjuntos de rock, de bandas. O nosso grupo é bastante plural nesse sentido. O que nos une e cria esse resultado é a soma de cada um também em seu trabalho individual. A gente consegue ver a evolução de cada músico, o envolvimento de coração mesmo, o que cria um ótimo ambiente de ensaio e que reflete na qualidade incrível que conseguimos alcançar”, finaliza a maestrina.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Luiz Garcel Jr. – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *