Aprendizado

Oficina multicolorida trata das inovações tecnológicas no Distrito Federal

O polo da Uninter de Santa Maria, no Distrito Federal, realizou no último dia 18 a 1ª Oficina Pedagógica abordando as inovações tecnológicas. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos de graduação dos cursos de licenciaturas em Geografia, História, Letras, Sociologia e Pedagogia. Foi uma experiência marcante para quem estuda a distância, porque foi uma oportunidade de convivência com os demais colegas por meio de um trabalho prático.

A oficina foi sendo preparada ao longo de um mês, com uma primeira reunião envolvendo todos os participantes. Na oportunidade, foram discutidos os assuntos que seriam abordados no workshop e também a divisão dos grupos em cores.

O grupo verde ficou responsável pela recepção da oficina, como as inscrições dos oficineiros, a cronometragem do tempo de cada oficina e o lanche. A cor azul ficou com o grupo responsável pelo assunto “atividade física por aplicativo”. A cor branca pelo jogo de dama digital, cor amarela pelo grupo do vídeo pedagógico e cor roxa pelo grupo de divulgação.

E foi com o grupo da divulgação que começaram os trabalhos. Nas duas semanas que antecederam o dia “D”, os estudantes foram aos terminais de ônibus, escolas, na frente de shoppings. Em qualquer lugar onde houvesse aglomeração de pessoas estavam os alunos entregando o panfleto do evento,  que começou bem cedinho no sábado, dia 18.

O grupo azul arrumou a sala de aula para promover atividade física por meio de um aplicativo. O objetivo era fazer com as pessoas conhecessem novas formas de praticar atividades físicas. Cada detalhe foi pensado. O chão foi delimitado com o espaço para cada integrante, a ventilação foi reforçada e até bebedouro portátil foi colocado – prático para quem sentisse sede durante a atividade.

O grupo branco começou a atividade no dia anterior ao evento. Afinal, foi preciso instalar o programa do jogo de dama nos computadores para que no dia os jogadores pudessem brincar entre si. Porém, sem perder a parte pedagógica, explicando assim um pouco sobre a história do jogo.

Para o grupo amarelo, o desafio foi realizar um vídeo solucionando desafios propostos pelo grupo, tratando de assuntos como racismo e violência. O objetivo era desenvolver o raciocínio crítico.

Cada oficina teve 30 minutos para poder desenvolver o assunto combinado. A cada 30 minutos, novos componentes para as oficinas. E por fim, o lanche composto por refrigerante e cachorro-quente para as dezenas de pessoas que estiveram presentes. A ação teve o propósito pedagógico, porém, sem perder o caráter de diversão.

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *