FORMAÇÃO SUPERIOR

Turismo em busca de padrão internacional

Todo mundo gosta de viajar, certo? Não é por acaso que a indústria do turismo é uma das que mais emprega e gera renda no mundo todo. O Brasil ainda tem muito a progredir nessa área.  No dia 12 de setembro, em Brasília, aconteceu o Seminário Internacional “Qualidade em Educação no Turismo”, promovido pelo Ministério do Turismo e pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Essa foi a primeira edição do evento no Brasil, e serviu para divulgar o tedQual, um sistema de certificação da OMT que fomenta o desenvolvimento e a melhoria contínua dos programas de formação na área, estabelecendo padrões referenciais de qualidade.

Durante o evento, diretores de faculdades e coordenadores de cursos de todo Brasil puderam conhecer melhor o sistema tedQual e debater a importância da certificação de cursos e programas de nível superior e técnico em turismo.

“No mundo, são 35 países que já possuem instituições certificadas pela organização. Vale ressaltar que, no Brasil, nenhuma instituição pública ou privada com cursos de turismo detém este importante certificado. Essa união de esforços irá criar um pilar sólido para auxiliar a formação de profissionais deste importante setor”, disse na ocasião a presidente da Embratur, Teté Bezerra.

Uninter presente

E é claro que a Uninter marcou presença, representada pela coordenadora do CST de Gestão e Turismo EAD, Grazielle Ueno Maccoppi. “Foi uma grande oportunidade de repensar o perfil de aluno que estamos formando. Então tivemos uma discussão a nível nacional e internacional mostrando o que há de benefícios e quais os diferenciais dessa formação que podemos aproveitar aqui no Brasil”, argumenta a coordenadora.

O encontro serviu também para que diretores de instituições públicas e privadas tivessem a chance de saber como está o andamento de seus cursos de turismo, conhecendo a metodologia e o nível de aprendizado de outras instituições. “Aumenta muito a rede de contato entre os coordenadores da mesma área e com o mesmo objetivo, então foi bem bacana a interatividade que o seminário proporcionou”, diz Grazielle.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sérgio Junior - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *