O rito de passagem dos estudantes para o ingresso no ensino superior

Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 fazem, neste domingo (28), segundo dia de avaliação, provas de matemática e de ciência da natureza.

Nos últimos dias 21 e 28 de novembro foram realizadas as provas do Enem 2021. Para milhares de estudantes, o exame nacional do ensino médio é o passaporte de ingresso no ensino superior. Por isso, a realização da prova funciona como um rito de passagem: ficam no passado as lembranças do tempo de escola, começa uma nova fase da vida na faculdade, em que o foco é buscar uma qualificação profissional.

João Paulo Afonso, egresso do curso de Administração da Uninter, conta como foi esse momento de ingresso no ensino superior. “No começo foi bem puxado, foi bem diferente pra mim. Porque eu estava saindo daquele jeito de ensino médio, e entrei logo na faculdade, aos 18 anos”.

A professora Aline Eberspacher explica que a mudança de perspectiva é profunda. “Quando o aluno pensa em fazer um curso superior, claro que tem interesse no diploma. Não há dúvida nisso. Mas há também um objetivo lá na frente. Como eu vou usar esse conhecimento?”

Outros aspectos que impactam a vida do estudante são a questão financeira, como os investimentos em mensalidades, transporte, material e alimentação. Quanto será o custo total da graduação e qual será o retorno que esse investimento pode trazer no futuro? Para muitos estudantes, não é fácil responder a essas perguntas e manter a motivação para os estudos.

Mas antes de ter que lidar com esses problemas é preciso escolher o curso, uma decisão que pode ser bastante difícil, pois pode definir a carreira profissional do jovem. João Paulo conta como foi: “Eu escolhi administração justamente por ser uma área que permite atuar em várias frentes diferentes dentro do mundo dos negócios. O administrador consegue atuar na área de recursos humanos, na área comercial, financeira, produtiva, então é por essas opções que eu escolhi o curso”.

O egresso conta que teve o apoio da família na busca pela formação superior. Os pais o incentivavam a ter ao menos uma hora de estudos diários, quando chegava em casa depois da faculdade. Durante a graduação, João também participou de um grupo de pesquisa sobre economia solidária. Isso contribui muito para a sua formação e para que desenvolvesse uma nova visão do de mundo. Ele aconselha a todos os acadêmicos: se puderem, participem de grupos de estudo e de projetos de pesquisa.

E é justamente essa inserção no mundo do pensamento crítico, da pesquisa científica, que pode representar um outro desafio ao estudante da graduação. Num curso superior, é preciso aprender a lidar com diferentes correntes de pensamento, entender como o conhecimento científico se desenvolve e então aplicar isso em uma produção própria.

A escrita do TCC, o trabalho de conclusão de curso, é o momento em que essa prática com o universo da academia ganha maior relevância. Para que o estudante seja bem-sucedido nesta etapa final da graduação, o melhor caminho é buscar se familiarizar com o universo da pesquisa acadêmica desde cedo.

A professora Aline Eberspacher recebeu o egresso João Paulo Afonso no programa Negócios e Tendências, do qual ela é uma das apresentadoras na Rádio Uninter. Acompanhe a transmissão completa clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Valter Campanato/Agência Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *