O que muda na Base Nacional Curricular

Nos dias 29 e 30 de janeiro a Editora IBPEX realizou um encontro com 23 colaboradores e convidados da área da educação para discutir as novas mudanças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada no dia 20 de dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação.

A editora propôs o diálogo no contexto da Solução Educacional Uninter para propiciar aos seus parceiros os esclarecimentos e reflexões necessárias à organização do currículo mínimo, para todos os alunos da educação básica no Brasil. Podendo assim contribuir para que as práticas em sala de aula e na gestão educacional impactem na qualidade da educação.

O documento que, deverá ser implantado a partir de 2019, traz de forma mais detalhada as competências e habilidades que os alunos deverão dominar ao longo da escolaridade básica. O objetivo é aproximar o ensino das escolas públicas e privadas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, em todas as regiões do Brasil.

Entenda o que muda

Na educação infantil, as escolas deverão focar no desenvolvimento da oralidade e escrita. No 1º ano os conhecimentos serão mais focados em matemática, álgebra, geometria, probabilidades e estatísticas. A alfabetização deverá ocorrer nos dois primeiros anos do ensino básico. Atualmente as crianças devem aprender a ler e escrever até o final do 3º ano do ensino primário.

O ensino de história deverá ser organizado de acordo com a ordem cronológica dos acontecimentos. E o inglês será o idioma estrangeiro obrigatório, a ser implementado a partir do sexto ano do ensino fundamental. Antes a escolha da língua era de responsabilidade das redes de ensino.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ana Caroline Paulino -  Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *