O que as instituições de ensino podem oferecer ao novo ingressante do ensino superior

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Em mais de um ano de pandemia, mudanças antes vistas como temporárias se tornaram permanentes, e surgiu a necessidade de uma rápida adaptação. Na área da educação não foi diferente, o setor teve que se transformar rapidamente, assumindo o ambiente online e as aulas virtuais como formato padrão de ensino.

Para as instituições privadas de ensino superior, a captação de alunos nesse período e o próprio perfil do estudante mudaram. Na última quarta-feira (24.março.2021) ocorreu o webinar “A Captação de Alunos 2021-1 e o Novo Perfil do Ingressante”, que contou com a participação do reitor da Uninter, Benhur Gaio, e de Cibele Schuelter, consultora da Hoper Educação. O evento foi mediado pelo sócio-consultor da Hoper Educação e diretor do Blog do Enem, professor João Vianney.

O evento foi promovido pela Hoper Educação, empresa que oferece serviços de consultoria na área de educação no Brasil. A empresa está no mercado há mais de 20 anos e já trabalhou com mais de 1.400 empresas de educação, auxiliando na melhoria da gestão, inovação, aprendizagem e performance de equipes, buscando maximizar resultados e fortalecendo a qualidade acadêmica.

Abordando a questão da captação de alunos, a primeira temática se voltou para o exame do Enem e o ingresso dos estudantes no ensino superior. João Vianney apresentou uma série de dados que provam que apesar das dificuldades do momento, o exame nacional do ensino médio teve êxito.

Através de pesquisas, também foi percebido que os estudantes desejam adiar o ingresso no ensino superior. A maioria dos entrevistados afirmou que um motivo que poderia pesar para um ingresso imediato seria algum benefício, como uma bolsa de estudos, um desconto na mensalidade, a matrícula grátis, entre outros. Notou-se que a mudança no perfil do estudante está ocorrendo de maneira radical, por conta da pandemia.

O reitor da Uninter destacou o trabalho da instituição na captação de alunos, e os diversos serviços que a Uninter oferece, o que garantiu seu crescimento ao longo dos anos. Um diferencial que a instituição oferece atualmente é a qualidade do suporte aos alunos, com uma estrutura de polos espalhados por todo o Brasil. Além disso, existem outras vantagens, como a Editora Intersaberes, uma das principais editoras acadêmicas do país, com mais de 1.300 livros publicados, do impresso ao virtual, que fornece material para os estudantes.

A instituição também oferece kits práticos aos seus alunos, específicos para determinados cursos, como Engenharia e Jornalismo. Esses kits contêm ferramentas e laboratórios para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em aula.

Benhur reforçou a importância de trazer os jovens para a graduação, o que é essencial para o desenvolvimento do país: “Os nossos jovens precisam do ensino superior, precisamos fazer com que eles tenham esse acesso ao ensino superior.”

Mais de 30% dos alunos ingressantes da Uninter são pessoas que já tiveram algum tipo de contato com a EAD. Pessoas que possuem facilidade com esse acesso à tecnologia escolhem a EAD pela flexibilidade de horários para estudar. O reitor ainda destacou o trabalho de inovação que a Uninter promove e do retorno de alunos buscando uma maior qualificação: “Nós temos alunos retornando para fazer uma segunda licenciatura, de uma forma muito intensa. Os profissionais estão pensando em aumentar suas qualidades e chance de empregabilidade. Desenvolvemos 33 novos cursos, e 31 já estão em funcionamento. São cursos inovadores, que não estavam no catálogo do MEC. Em sua maioria são cursos tecnológicos, frutos de um processo de inovação”, acrescenta Benhur.

Há um ano, ninguém estava preparado para as mudanças que o isolamento social traria, elas aconteceram com a necessidade do momento, e o aprendizado e a adaptação foram muito rápidos. “Nós aprendemos muito rápido a nos adaptarmos ao mundo digital, foi uma necessidade que acelerou o processo. Essa curva de aprendizado tão rápida que foi imposta pela pandemia também deve acontecer nos negócios.” afirma Cibele Schuelter.

Para uma melhor captação de alunos no cenário atual, é importante pensar se os alunos têm uma visão clara do processo de ensino. Será que os alunos compreendem o que eles estão comprando? Quando falta clareza, existe um problema grave, pois a captação e o marketing só dão conta de um produto que tenha clareza e excelência. Além disso, a questão dos valores é muito relevante nesse momento, e ter um planejamento de precificação que englobe todo o período é fundamental. Esse é um problema grave que pode prejudicar na captação dos alunos.

Cibele destaca a otimização dos recursos de captação, para que não sejam abandonados os canais de venda offline, notando que as instituições estão abrindo mão destes canais para focar apenas nos meios pagos. “Os canais de venda, que hoje estão muito no digital, também devem ser apresentados no offline. Fazer ligações telefônicas, fazer ações de rua, com segurança, é possível. Não se pode abandonar o offline, as instituições não estão dando a devida importância aos canais que não são pagos. Não adianta pensar apenas em mídia paga, se não estou usando minha mídia orgânica, se eu não posto stories, não coloco conteúdos no meu canal. As instituições podem economizar valores na inteligência da captação desses alunos”, completa.

Além disso, não se deve desprezar o poder da recomendação. Isso serve para tudo na vida, desde a reserva de um hotel à escolha de uma pizzaria, e nas instituições de ensino não é diferente. Não tem a ver apenas com preço, tem a ver com satisfação, em ser bem atendido.

Ao final, Vianney agradeceu aos mais de 400 participantes e encerrou com uma mensagem de otimismo de toda a equipe da Hoper: “Nós somos sobreviventes, e nesse momento de dificuldade é importante fazer o nosso melhor, temos que pensar em entregar uma sociedade melhor aos nossos jovens”.

O evento foi transmitido pelo Zoom. Você pode conferir à apresentação clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *