Crescimento da população idosa aumenta demanda por profissionais da gerontologia

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

O gerontólogo é um profissional apto para trabalhar em hospitais, ONGs, clínicas, casas de apoio e repouso e centros de saúde. Atua na gestão, educação, lazer, orientação em saúde, prevenção de doenças, e pode prestar atendimento domiciliar. Mas essa é uma profissão que vai além da área da saúde. O gerontólogo sempre está atento às necessidades emocionais, físicas, psíquicas e sociais durante o processo de envelhecimento do paciente.

Além das possibilidades de carreira citadas acima, o gerontólogo pode buscar outros caminhos na prestação de serviços para a população idosa. Trata-se de um mercado de trabalho em expansão, que vem criando novos nichos.

O coordenador do curso de Gerontologia – Cuidado ao idoso da Uninter, Cristiano Caveião, fez um bate-papo online com a gerontóloga Antônia Souza, de Manaus (AM), para falar sobre a atuação desse profissional.

Segundo Cristiano, o aluno que faz um curso tecnólogo acaba tendo uma inserção muito mais rápida no mercado de trabalho. “Os cursos tecnólogos são cursos com durabilidade menor, mas não perdem a qualidade por isso. Acabam inserindo os profissionais mais rápido no mercado de trabalho. A formação do tecnólogo é focada nas necessidades de mercado. O mercado está necessitando de profissionais que compreendam o envelhecimento humano”, explica.

Antônia Souza já trabalhava há muitos anos como agente de viagens, em sua própria agência. O fato de recepcionar turistas idosos nos cruzeiros fez com que ela percebesse o quanto esses clientes tinham dificuldades de mobilidade. “Foi quando eu me despertei e decidi cursar gerontologia, pois eu precisava passar por essa experiência para aplicar no meu trabalho”, relata.

A gerontóloga despertou a atenção dos alunos para o lado do empreendedorismo. Afinal, o gerontólogo pode abrir uma casa de repouso, uma clínica especializada no atendimento a idosos, ou até mesmo prestar atendimento domiciliar. Mas Antônia alerta que para ser empreendedor(a) existem requisitos importantes. “Algumas pessoas pensam que para empreender basta abrir uma empresa. Mas não é tão simples assim. Para empreender é preciso estudar, aprender todos os dias, buscar ferramentas de trabalho para que sua empresa tenha aquele sucesso que você almeja”, explica.

O coordenador do curso de Gerontologia destacou que o profissional da área não precisa necessariamente seguir carreira na iniciativa privada, pois também há oportunidades de ingressar no funcionalismo público.

“Existem concursos públicos municipais para a área de gerontologia, tanto para os bacharéis quanto para os tecnólogos. Eles estarão atuando na assistência ao envelhecimento humano, junto às equipes multidisciplinares das unidades básicas de saúde”, conclui.

A conversa entre Cristiano e Antônia aconteceu através de uma live no dia 16.mar.2021, e continua disponível na página Uninter Gerontologia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Sabine van Erp/Pixabay e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *