O projeto de pesquisa que nasceu da dor do pesquisador

Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Vícios de postura, esforço físico e até transtornos emocionais podem acarretar dores nas costas e em outras áreas do corpo. Monitor e estudante do curso de Educação Física da Uninter, do polo de Florianópolis (SC), Luís Felipe Santos da Silveira desenvolveu uma pesquisa sobre essa patologia e apresentou os resultados na IX edição do Enfoc, o grande encontro científico da Uninter, que ocorreu nos dias 8 e 9.nov.2019, no campus Garcez, em Curitiba (PR). Sua apresentação foi na modalidade a distância.

Luís Felipe conta que a ideia surgiu depois de um acidente que ele teve com um exercício específico. Após treinar sem muitas orientações, ele sentia muitas dores na região lombar, que acabou lesionando por duas vezes, o que o fez parar com suas séries de treinos.

“Senti a necessidade de entender a fundo o exercício em questão. O que eu estava fazendo de errado? Essa era minha dúvida. Passei tempo pesquisando não só o exercício, mas todo o corpo humano, para entender um pouco mais sobre o que eu queria”, explica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor lombar é a doença funcional que mais afeta pessoas em países ocidentais industrializados, e entre 50% e 80% da população já tiveram algum caso de dor nas costas durante a vida.

Após ver um anúncio sobre o Enfoc no Univirtus, Luís buscou informações no seu polo e começou desenvolver o artigo, que ganhou o título “Dor lombar crônica: projetos públicos para prevenção e tratamento”. Segundo ele, seu trabalho tem como objetivo levar informação à comunidade, de forma a conscientizar sobre o problema e explicar técnicas de prevenção e tratamento, contribuindo para sua diminuição.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *