O profissional do futuro deve estar em constante aprendizado

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

A Semana de Gestão 2020 teve como tema a Transformação Digital. A quarta e última noite de palestras, no dia 17.set.2020, teve um olhar voltado para a Gestão Digital e Mercados (você pode conferir a íntegra do evento aqui). O diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, Elton Schneider, abriu a noite dando o tom do encontro.

“Daqui para frente vamos falar de competências digitais, ou seja, pensar em automação de processos, como melhorar comunicação nas redes sociais, como se comunicar digitalmente com esse novo consumidor que é mais antenado nessa nova realidade”, comentou Elton. O diretor explicou que os gestores devem ter consciência, entre outras coisas, do que é a Inteligência Artificial, Big Data, Business Intelligence e Internet das Coisas.

A professora Vanessa Rolon, coordenadora do curso de Administração, e o professor Elizeu Alves, coordenador do curso de Gestão Comercial, foram os mediadores da noite. “Muitos dos que estão aqui com a gente, saibam que vocês têm possibilidades de crescer, evoluir, não só profissionalmente, mas como pessoas. Aqui na Uninter trabalhamos sempre para a formação de cidadãos”, ressaltou Vanessa.

Elizeu destacou o direcionamento que a Semana de Gestão 2020 propôs para o futuro dos negócios. “A semana deste ano foi diferenciada, ela veio como uma forma da gente pensar o futuro. Nós já entendemos o que é a Covid-19 e como ela nos atingiu. Agora é hora de seguir em frente”, ponderou.

Os três convidados da noite fazem parte da ANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração), instituição responsável pela continua melhoria dos cursos de administração e gestão em todo o Brasil: Cláudia Stadtobler, coordenadora da comissão especial de análise das DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) do curso de Administração e integrante do CFA (Conselho Federal de Administração); Luciano Maciel Ribeiro, coordenador de cursos na Universidade Federal do Rio Grande e pesquisador na área de ambientes de inovação; Lina Nakata, parte da FIA Business School e diretora de marketing da ANGRAD, que esteve presente diretamente da Europa.

Cláudia foi a primeira convidada a falar. Ela comentou os ajustes que serão feitos nas diretrizes dos cursos de Administração e da área de Gestão. Uma tendência para os próximos anos é desenvolver competências integrando áreas do conhecimento. Os cursos de todo o país terão até três anos para se adaptarem às mudanças.

“Os conselhos, assim com a ANGRAD, são apoio para vocês poderem desenvolver e melhorar seus projetos pedagógicos. A gente está aqui para discutir todo o movimento de gestão dentro de um novo tempo. As diretrizes trarão um impacto grande na forma de trabalhar e a gente precisa cada vez mais apoiar o nosso país e nossa sociedade. Nosso momento tem sido crítico e a administração tem muito a contribuir para o crescimento do nosso país”, explicou Cláudia.

O segundo convidado da noite foi o professor Luciano, que desenvolveu sua fala mostrando que para se inserir no contexto digital é preciso mais que digitalizar processos, e sim mudar culturas empresariais inteiras. “A gente tem que pensar que a inteligência artificial é uma ferramenta fantástica, mas que depende ainda do ser humano. Essa independência que muita gente pressupõe ainda não existe. Tudo aquilo que é operacional pode ser substituído, mas as situações mais complexas a gente não consegue. Ela vem para ajudar, mas não substituir os empregos”, comentou o professor.

Luciano explicou que a tecnologia proporciona pesquisas mais robustas, o que aumenta o volume de dados e mudou a forma de interagir no ambiente de trabalho. Os alunos que estudam a distância saem na frente no mundo digital. “O aluno que hoje faz um EAD tem muito mais chances de sucesso em algumas atividades porque ele está vivenciando essas novas tecnologias, uma série de ferramentas que não estão presentes no ensino presencial, que não tem a mediação tecnológica e o profissional do futuro é mediado por tecnologia”.

A última convidada da noite foi Lina Nakata, que trouxe alguns números que mostram como o mercado de trabalho é cada vez mais dinâmico e competitivo. “O volume de informações, o volume de dados, o volume de comunicações acontecendo ao mesmo tempo em rede de forma múltipla e complexa é muito grande. Isso faz com que o mercado tenha características diferentes e as pessoas precisam se adaptar a esse novo mundo”.

A convidada expôs que a cada 60 segundos:

– 208 mil pessoas fazem reuniões virtuais no Zoom.

– 400 mil horas de conteúdo são visualizadas na Netflix

– 340 mil stories são publicados no Instagram

– 500 horas de vídeos são publicadas no Youtube

– 41 milhões de mensagens são trocadas no Whatsapp

Lina mostrou que para se manter atualizado em um mercado que constantemente muda é preciso ter uma mentalidade de “Aprender, descarregar e reaprender”. Para isso, é preciso criatividade. “É uma questão de modelo mental. As pessoas não necessariamente deixam de ser criativas, mas sim são podadas ao longo da vida. Isso acontece no ambiente familiar, no trabalho. Para o que precisamos hoje de competência, a criatividade é necessária. As máquinas e os softwares não têm essa capacidade de pensar diferente, fora da caixa”.

Os mediadores da noite, Vanessa Rolon e Elizeu Alves, não esconderam a satisfação de organizar a Semana de Gestão 2020 que foi cheia de aprendizado. “Aprender é para a vida. Eu torço para que a gente forme os alunos que façam a diferença na sociedade na qual eles estão inseridos”, disse Vanessa. E Elizeu complementou: “Os gestores que estamos formando hoje serão os chefes dos meus filhos, por exemplo. Para mim isso é uma missão maior. Quem estamos formando hoje serão os profissionais que vão gerir o país amanhã”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Foto de Ketut Subiyanto/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *