O professor educador e sua formação

Autor: Marli Turetti Rabelo Andrade*

O sucesso do profissional educador está integrado na sua própria formação, e junto ao desenvolvimento de suas potencialidades. O professor educador está sempre se aprimorando nos seus estudos para, cordialmente, compartilhar os seus conhecimentos com outros professores e com os seus alunos. O sentimento de partilhar ideias fortalece o trabalho do professor e promove a troca de experiências e reflexão da prática educacional.

A qualificação e a formação do professor apresentam um desafio educacional para a melhoria da qualidade da educação, assegurando ao educando o pleno acesso à sua cidadania. O espaço escolar deve ser inovador, criativo e dinâmico, e a busca por alternativas cria autoconfiança para avançar no caminho educacional.

A iniciativa e a serenidade contribuem para avançar e criar um ambiente de trabalho colaborativo. O trabalho do professor na área do conhecimento promove atitudes, habilidades e informações que interagem entre si e proporcionam o desenvolvimento significativo do ser humano. O conhecimento é o saber e nele estão os saberes teóricos e práticos. A habilidade é saber como fazer a habilidade e nela está o poder de resgatar o conhecimento e as técnicas que podem ser aplicadas. E a atitude é o querer fazer, o propósito da resolução de problemas, e nela estão os atributos de intenção e interação.

No avanço histórico, político e educacional, o processo educacional foi avançando e criando possibilidades na contribuição do processo de ensino e aprendizagem, com a superação das práticas pedagógicas. No presente momento a escola é um espaço dinâmico, de constante ação e reflexão, em conexão com a construção do conhecimento educacional e a qualificação profissional educador.

A ação mediadora do professor, na clareza e entendimento dos objetivos educacionais, está sempre em constante autoavaliação para desempenhar o papel de educador responsável em suas orientações. Direcionando e organizando novos conhecimentos da realidade educacional e social. O trabalho do professor é constituído de significados. No espaço escolar esse trabalho é coletivo e participativo, mediador e construtor de novos sentidos no processo da formação pessoal e dos seus educandos.

Superando os limites e adquirindo uma comunicação expressiva na sua comunidade educadora, aprimorando e valorizando os momentos de reflexão, junto aos profissionais da educação, para transformar os conceitos, ser criativo e implementar as ideias em ações concretas, e ainda, transformar a própria consciência de professor educador.

* Marli Turetti Rabelo Andrade é mestre em Educação e professora do curso de licenciatura em Ciências da Religião da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Marli Turetti Rabelo Andrade*
Créditos do Fotógrafo: Freepik


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *