O prazer de encontrar o caminho certo

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

Processed with VSCO with c9 preset

Entrar no mercado de trabalho não é uma tarefa simples. Exige preparo, disciplina e autoconhecimento, este essencial para entender em que área se deseja atuar. Algumas pessoas já sabem isso desde os tempos da escola, mas para a maioria trata-se de um processo de descoberta durante a vida adulta.

Maurício Wojcik tem 24 anos e contou com a ajuda da Uninter para dar uma virada profissional em sua carreira. Ao ingressar no curso de Marketing Digital na modalidade semipresencial, em 2018, finalmente encontrou sua vocação no mercado de trabalho. “Concluir Marketing Digital me proporcionou o conhecimento necessário para meu emprego atual. Aprendi muito com todos os professores que eu tive. Nunca imaginei que me formar na Uninter abriria tantas portas na vida”, comenta.

A Uninter já estava próxima de Maurício mesmo antes dele ingressar na graduação. Conhecidos dele já estudavam na instituição e o custo-benefício fez toda a diferença. “Quando eu decidi que estava na hora de iniciar uma faculdade, eu comecei a pesquisar vários locais. Cheguei a fazer alguns vestibulares em outras faculdades, mas infelizmente eu não tinha como pagar. Encontrar um anúncio da Uninter foi muito especial para mim, porque lá tinha uma graduação que eu não havia visto em nenhuma outra instituição, Marketing Digital semipresencial. Isso despertou um interesse que nem eu sabia que existia em mim. Ali, a decisão foi tomada”.

A colação de grau de Maurício foi em fevereiro de 2020. Ao entrar na empresa de marketing CowDigital, deixou seu antigo emprego para trás. “Eu trabalhei aproximadamente uns 5 anos como auxiliar de logística, e foi nesse tempo que eu dei início na minha faculdade. Nunca tinha trabalhado com Marketing e nada perto disso, tinha feito apenas alguns jobs de graça para amigos, mas sem nenhum conhecimento profundo no que eu estava fazendo”, explica.

Maurício atualmente é analista de marketing pleno e utiliza diariamente toda a bagagem adquirida na graduação. “Em quase um ano de trabalho, eu já aprendi muita coisa lá dentro. Posso dar um destaque maior para a parte de gerenciamento de comunidades, criação de artes para redes sociais, redação para web e atualmente estou desenvolvendo layout de aplicativos, já que eu tenho um conhecimento mais avançado na área de Design. Recentemente, uma de minhas colegas de turma veio trabalhar junto conosco, e também já está se destacando na área dela. Eu comecei ajudando o CEO da empresa a gerenciar algumas comunidades e redes sociais de nossos clientes, aqui eu coloquei em prática muito do que aprendi na Uninter. Na verdade, a base de tudo que eu faço na empresa, eu obtive o conhecimento enquanto estudava na faculdade. Então, posso afirmar que a Uninter me ajudou muito a entrar de cabeça na área em que me formei”, relembra o egresso.

Embora a consolidação da nova carreira tenha vindo depois da faculdade, o interesse de Maurício pelo Marketing existe há mais tempo e veio pelo design. “Desde pequeno eu já tinha esse interesse por criar artes no Photoshop e editar vídeos, seguindo as informações que me passavam. E a área de design está totalmente ligada com o Marketing. Quando descobri isso, meu interesse pelo Marketing Digital da Uninter cresceu muito e me ajudou na decisão final”.

O desenvolvimento profissional na área de Marketing, assim como em outras áreas, demanda dedicação e aprendizado constante. “Minha maior dica para quem quer ingressar nesse mercado é correr atrás de conhecimento que complete e acrescente ainda mais o que você está aprendendo em sala de aula. Existem vários cursos pagos e gratuitos que podem te ajudar se especializar ainda mais na área e até destacar o seu currículo. Mas isso depende apenas de você”, pondera.
O que Maurício vive hoje não seria possível sem a Uninter, e o egresso tem consciência disso. “Gostaria de agradecer a cada um dos professores que tive na faculdade, em especial à professora Maria Carolina Avis. Ela é uma profissional de ponta na área, e me deu várias dicas, desde cursos para eu fazer e ampliar meu conhecimento, até contatos e indicações. Graças a ela, eu tive a oportunidade de encontrar o Frederico, que me proporcionou a oportunidade de trabalhar na CowDigital. Outra observação é para toda a equipe do semipresencial, que estava sempre disposta a responder todas as minhas dúvidas e me dar sempre o apoio necessário. Fico muito feliz e não me arrependo nem um pouco de ter escolhido a Uninter como a instituição de ensino que me ajudou a encontrar minha profissão”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


1 thought on “O prazer de encontrar o caminho certo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *