O papel transformador da liderança

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Líderes ditam o rumo e a velocidade em que as organizações avançam. O sucesso, ou o fracasso, depende em grande parte da visão que os liderados têm da alta direção de um grupo. Neste contexto, evidencia-se a relevância da postura dos líderes quanto à forma como conduzem suas equipes, facilitando ou restringindo sua participação na condução desse processo.

Estudo proposto pelos autores Jodson Ferreira Dantas, Luciano Silva Figueiredo e Jeisy dos Santos Holanda, publicado na última edição do Caderno da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e de Segurança, aborda a influência que a liderança exerce no sentido de implementar mudanças no mundo corporativo. No artigo intitulado “A liderança como fator de transformação no ambiente organizacional”, os autores apresentam resultados de uma pesquisa de campo envolvendo três empresas em Fortaleza (CE). O estudo destaca as mudanças no ambiente admissional, as qualidades que os líderes possuem e as competências que precisam desenvolver para atender às novas exigências do mercado e trabalho.

O papel do gestor está cada vez mais atrelado à organização de pessoas em busca de resultados. A cultura da inovação e o conhecimento do ambiente de trabalho, com foco na capacidade de tomada de decisão, são fatores essenciais na busca pelo sucesso. O desafio é desenvolver o trabalho em conjunto, de forma que indivíduos e equipes sintam-se motivados. Por isso uma qualidade primordial dos líderes é a capacidade de se relacionar com os liderados, sem isso não há qualquer perspectiva de liderança bem-sucedida.

Os autores concluem que os líderes são pessoas com uma autoconfiança adquirida através da experiência, do alto nível de exigência e também pelo senso de responsabilidade. Para se conseguir bons resultados por meio do desempenho de sua equipe, líderes devem incentivar o crescimento individual e preservar a harmonia e o bem-estar do grupo. A figura do líder é muito importante em qualquer organização, pois o exemplo de um bom líder pode levar a empresa ao sucesso.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Thirdman/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *