POLÍTICA

O mergulho de Lucas na Câmara dos Deputados

Já imaginou fazer uma incursão pela Câmara dos Deputados para entender como ela funciona? Tem curiosidade em saber como são os gabinetes dos deputados, como funcionam as comissões da Casa, como se dão os debates no Plenário? Aluno do de Ciência Política da Uninter, Lucas Vicente Cardoso de Souza teve essa rara oportunidade de conhecer um pouco das entranhas do Parlamento.

Lucas participou entre os dias 3 e 6 de setembro do Programa Estágio-Visita de Curta Duração, criado em 2003 pela Câmara dos Deputados para oferecer a estudantes universitários a experiência de conhecer o Legislativo nacional. Lucas também participa como pesquisador no Núcleo de Pesquisa e Prática em Ciência Política (NUPP-Cipol) da Uninter.

“Durante cinco dias, os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania”, destaca o site do programa. O objetivo  é dar aos alunos o conhecimento teórico e prático, de forma imersiva, sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

“A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade e o seu interesse por buscar novos conhecimentos, e inclui aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo; jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara com troca de experiências pelo grupo; visitas aos gabinetes, a comissões e ao Plenário; simulação do funcionamento das comissões; entre outras atividades que despertarão o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e também sobre sua participação como cidadão, diz o site do programa.

Para participar do estágio, é preciso ser convidado por algum deputado – no caso de Lucas, o convite veio da deputada Christiane Yared. “Várias disciplinas que vemos no curso têm a ver com o que acontece lá. Havia alunos de todo Brasil, houve diversidade de sotaques, culturas, ideologias e modos de se portar, e estávamos todos no mesmo alojamento. Isso me encantou”, comenta Lucas.

Essa é a preocupação da Uninter, dar aos alunos experiências únicas em seu campo de estudos. Por isso a instituição incentiva os estudantes a participarem desses programas.

“Assim, dentro do que buscamos no NUPP-Cipol e no curso de Ciência Política, o Estágio-Visita é mais uma oportunidade de vivência prática. É uma experiência única que tem se repetido todos os anos, e contribuído para um processo de formação sólido dos nossos alunos e na qualificação para o mercado de trabalho”, afirma Audren Azolin, professora do curso de Ciência Política da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão textual: Jefferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *