O marketing no meio hospitalar

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Muitas pessoas confundem marketing com propaganda. Na realidade, o marketing vai muito além disso, pois é o ramo que indica estratégias fundamentais para a sobrevivência de uma empresa, entre elas a análise de concorrentes e a comparação entre fornecedores.

Um hospital não deixa de ser uma empresa. Pensando nisso, o curso de Gestão Hospitalar da Uninter realizou no dia 18.set.2020 a palestra Experiência que vale a pena, com o professor do curso de Marketing Achiles Batista Junior, e mediação da professora Ivana Busato. O desafio desse encontro era fazer um paralelo entre a Disney — enquanto empresa que vende entretenimento, e a Gestão Hospitalar — enquanto empresa que vende atendimento e cuidados clínicos.

O palestrante disse acreditar que ainda existe uma certa resistência por parte de alguns profissionais quando o assunto é marketing. Muitos deles não querem trabalhar nessa área devido a um conceito pré-estabelecido de que o marketing é uma enganação. “Existe o marketing na saúde, no esporte, na cultura, na política, e o marketing religioso. Alguns não gostam de comentar, mas o marketing na religião existe e movimenta milhões de reais”, afirma.

Além de passar as férias na Disney, Achiles já fez até um curso na Excelência Disney. Ele enfatiza que até os profissionais de Gestão Hospitalar podem aprender com as estratégias aplicadas no parque de diversões mais famoso do mundo. “O nome disso é benchmarking, que é a análise de estratégia do concorrente. Observar a atuação do concorrente não é antiético, e você só cresce no ramo empresarial se fizer isso”, explica.

A Disney é uma das poucas marcas no mundo que possui uma taxa de 70% na fidelização dos clientes, ou seja, grande parte das pessoas que vão lá uma vez tendem a voltar em outros anos.

Nesse mundo das diversões, o cliente é chamado de ‘convidado’, o que acaba proporcionando uma sensação de proximidade e amizade entre a empresa e o cliente. Os funcionários sãos conhecidos como os cast members, ou seja, membros de elenco. Eles são responsáveis por observar as pessoas que não falam inglês e que precisam de ajuda, assim eles orientam os convidados sobre a localização do banheiro e de outros pontos específicos do parque.

A fidelização dos clientes, explica Achiles, pode ser mais eficiente do que a busca por novos clientes. A fidelização é muito mais barata para a empresa, considerando que conquistar clientes todos os dias é um processo cansativo e de altos custos.

“Você não vai deixar de conquistar novos clientes, mas fidelizar é fundamental. Todos os anos cerca de 3 milhões de pessoas visitam esses parques da Disney, existe uma padronização e preocupação no atendimento, o que é sensacional”, explica.

No final da palestra, o professor destacou que o gestor hospitalar deve se preocupar em proporcionar ao cliente a sensação de felicidade. O marketing é muito mais do que propaganda, é o mercado em ação. Portanto, estratégia para amenizar a dor do cliente é oferecer aquilo que o cliente está precisando, tanto no atendimento quanto nos produtos.

Para acompanhar essa live na íntegra, acesse a página Uninter- Gestão Hospitalar no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *