O marketing digital pode fazer a diferença em tempos de pandemia

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

O marketing digital já consolidou seu lugar no mundo dos negócios há algum tempo. E agora, com a pandemia, pode ganhar um novo impulso. Com grande parte das lojas no país estando fechadas, o e-commerce (comércio eletrônico) ganha mais força, o que por sua vez destaca a relevância de práticas e estratégias do Marketing Digital.

Beatriz Depeder Lopes, que trabalha na área de Consultoria e Mentoria de Marketing Digital, é formada pelo curso de MBA em Liderança e Coaching da Uninter. Ela conversou com a Central de Notícias Uninter sobre este novo cenário para a área.

CNU – Em tempos de pandemia, você acha que o marketing digital se tornou essencial para a sobrevivência das empresas?

Beatriz – O marketing digital vem sendo a saída para a queixa dos empreendedores de alcançar mais clientes. A pandemia só reforça que a empresa que não aplica o marketing digital no seu negócio está fadada a tornar-se obsoleta. O cliente está olhando o tempo todo para o celular, então é para lá que as empresas devem direcionar sua comunicação.

CNU – As vendas na internet ganharam ainda mais força nesse momento. Como você acha que as práticas de e-commerce entram nessa relação?

Beatriz- Esses que já estão um passo à frente estão fortalecendo sua marca e sua autoridade, afinal quem chega primeiro bebe água limpa, e eles chegaram. Para os que têm a estratégia certa de marketing digital, é só subida!

CNU – O que muda nas formas de se fazer marketing digital?

Beatriz- A principal mudança é o comportamento aprendido do consumidor, que usará muito mais o delivery do que antes na história dos negócios locais. Além disso as consultorias, mentorias, formações EAD, palestras e eventos on-line finalmente estão recebendo seu devido valor. Nesse caso, a mudança fundamental é inserir o marketing digital no plano de negócios, como um dos pilares da gestão de excelência.

CNU- Quais dicas você acha que seriam importantes para implementar o marketing digital nesse momento?

Beatriz- Uma das dicas primordiais é mudar a maneira de pensar e a importância que se dá ao marketing digital. Após entender essa importância, procure um profissional competente para aplicar as estratégias certas para o seu tipo de negócio, ou um profissional que capacite a equipe de comunicação de sua empresa (que na maioria das vezes é o próprio empresário) através de consultorias, onde ele vai entender tudo que precisa ser feito e fará a mentoria, em que ele é acompanhado passo a passo, até que saiba caminhar sozinho pelas estratégias. Veja que são três opções de profissionais e o empresário escolherá a melhor opção, baseado na qualidade do serviço, no preço e no próprio objetivo da empresa (o assistente virtual, o consultor ou o mentor).

CNU- Como você acha que será o cenário para as empresas após a pandemia passar?

Beatriz – Nenhuma empresa será a mesma após essa pandemia, assim como o mercado, as equipes, o próprio consumidor, tudo mudará. A única coisa que permanecerá é a lei de sobrevivência do mundo dos negócios, onde a empresa que sobrevive é a que melhor se adequar às mudanças, resolvendo a dor dos clientes e gerando transformação na vida deles, pois é um processo que começa de dentro para fora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


13 thoughts on “O marketing digital pode fazer a diferença em tempos de pandemia

  1. Olá, gostei do conteudo, realmente muito bom.

    Acho que precisamos realmente sempre entender melhor o
    marketing digital, e colocar em prática em forma constante
    o que aprendemos e lemos.

    Obrigado pelo conteúdo. Irei ler outros artigos.

    Vlw.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *