O jornal escolar como ferramenta pedagógica

Autor: Ana Oliveira - Estagiária de Jornalismo

A internet é uma ferramenta que oferece incontáveis recursos para deixar as atividades didáticas mais envolventes e interessantes para os estudantes. Dispositivos e conteúdos oferecidos na rede contribuem para conquistar a atenção do aluno de uma forma mais sagaz e, consequentemente, aumentar as chances de um aprendizado de sucesso.

Cabe às escolas e aos profissionais da área de educação explorar esses avanços tecnológicos, objetivando melhorar cada vez mais as práticas de ensino do país. Os dispositivos de mídias digitais podem elevar os métodos de ensino a um outro patamar de eficiência. Um bom exemplo disso foi constatado pela pesquisa de Patrícia Beraldo, descrita no artigo Mídia  Digital. Produção de um jornal escolar, publicado na Revista Uninter de Comunicação (RUC).

O trabalho apresenta a proposta do projeto Jornal Eletrônico Escolar Extra, Extra!, da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, desenvolvido por professores da rede de ensino através de práticas pedagógicas. A autora analisa como a atividade promove o protagonismo dos estudantes.

Patrícia Beraldo ressalta que o uso da tecnologia “convida a novas competências e habilidades destinadas a uma prática educativa mais efetiva”. Segundo a pesquisadora, o projeto favorece a integração entre recursos tecnológicos e mídias digitais.

Nesse sentido, o desenvolvimento do jornal dá espaço para a manifestação da voz dos estudantes e traz temas relevantes do seu universo. Dessa forma, o jornal promove o desenvolvimento da cidadania.

Ao envolver os alunos em um projeto de engajamento, os educadores conseguem transmitir conceitos como responsabilidade, organização, disciplina e comprometimento. Além disso, o jornal escolar é uma maneira de ajudar os alunos no aprimoramento da escrita, da leitura e demais habilidades de comunicação.

A autora finaliza destacando a importância das mídias digitais na área da educação, no desenvolvimento dos processos cognitivos, e na promoção da interação entre os alunos.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ana Oliveira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *