MESTRADO

Interesse público à luz do Direito histórico

Marcada por diversos conflitos em torno do poder político e também pela posse de terras, o período da Primeira República, de 1889 a 1930, ou a República Velha, como é conhecida, foi tema de destaque na dissertação da mestranda de Direito da Uninter Lívia Solana de Lima Teixeira, que defendeu sua pesquisa no último dia 8 no campus Garcez, em Curitiba (PR).

O título do trabalho foi “Discursos sobre o Interesse Público e Análise de Direito Administrativo entre 1889-1930”. Nele, Lívia buscou, a partir de uma pesquisa bibliográfica, explorar o conceito do interesse público, que ajudou a construir a identidade do país.

“As referências da doutrina administrativa da época ajudam a entender os movimentos realizados durantes os anos da ‘República Velha’, que contextualiza a época ‘sangrenta’ marcada pelas batalhas pela tomada de poder”, explica a mestranda.

Moradora de Blumenau (SC), Lívia não deixou a distância atrapalhar seu trabalho. “Foi um ano e meio me dedicando ao processo de pesquisa e desenvolvimento. Toda semana me deslocava até Curitiba para as orientações com o professor Walter Guandalini Junior, que foram essenciais em todo o processo. Estou muito feliz”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Bukalowski - Estagiário de jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Gabriel Bukalowski - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *