O impacto do pluralismo religioso

Autor: Marli Turetti Rabelo Andrade*

No Brasil, a construção e articulação entre as diferenças étnicas, culturais e religiosas, forma o que chamamos de multiculturalismo. Exemplo desse fenômeno são as práticas populares organizadas em cultos como o candomblé, umbanda e o espiritismo que deveriam ser respeitadas, mas que sofrem constantemente vários tipos de discriminação.

O pluralismo religioso é um fenômeno social que desafia o ser humano a conviver com diferentes formas de religião e cultura. Abre espaço para a cosmovisão religiosa, e representa a liberdade de crença e a valorização de todas as manifestações religiosas.

Devemos considerar as nuances do pluralismo religioso e suas contribuições, na inspiração da sociedade e das religiões contemporâneas. Já que é notório que as pessoas transitam entre as diversas religiões, que compreendemos como escolha, sem precisar se definir religiosamente.

O pluralismo religioso é uma categoria observada na sociedade contemporânea, quando não ocorre a supremacia de uma única religião. A ruptura do monopólio religioso trouxe mudanças e representações da realidade para o campo religioso, o que deixou as fronteiras entre as religiões mais visíveis, emergindo conflitos e disputas por adesões.

Conforme a identidade de grupos diferenciados que buscam visibilidade na esfera político-social, a noção de tolerância, no esforço de construir uma sociedade consciente, parece motivar a violência contra as religiões multiculturais.

Embora, a secularização faça uma separação, no mundo do sagrado isso não significa a falta de religião. O ser humano migra para outra religião e por conseguinte, muda seus rituais e a maneira de conceber o sagrado. Há religiões em que a manifestação ou expressão religiosa, está na busca do sentido para viver.

No diálogo inter-religioso, a identidade religiosa e a tradição religiosa se concentram em questões atuais, e no movimento ecumênico. Estão trocando testemunhos para superar a intolerância, a violência e o compromisso com a justiça social.

A sociedade contemporânea e laica vai tratar de compreender as várias tradições religiosas, a diversidade religiosa e cultural e manter um diálogo presente. O pluralismo religioso, que conquistou os modelos monopolizadores da religião, é um fenômeno que alterou a forma de viver do ser humano. Com a liberdade de interpretar a vida, por meio do foco religioso, o impacto da pluralidade religiosa, tornou-se dinâmico, oferece desafios, esgota a discussão de temas e permite o efeito da complexidade na vida das pessoas.

* Marli Turetti Rabelo Andrade, doutora em Educação e professora da Área de Humanidades da Escola Superior de Educação da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Marli Turetti Rabelo Andrade*
Créditos do Fotógrafo: Rodolfo Clix/Pexels


1 thought on “O impacto do pluralismo religioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *