COMUNICAÇÃO

O futuro da assessoria na era do marketing

Era da informação ou era digital são termos usados para nominar o período pós-Terceira Revolução Industrial, momento em que os avanços tecnológicos transformaram nossa forma de pensar, agir e de se comunicar. Nos dias atuais, vivemos o impacto das transformações que tiveram início em meados do século 20. No Jornalismo, em especial na assessoria de imprensa, segmento que emprega 4 de cada 10 jornalistas, o avanço da tecnologia resulta num modelo que merece atenção dos futuros profissionais.

“Assessoria de imprensa em tempos de marketing digital” foi o tema da palestra organizada pela professora Daniela Neves do curso de Jornalismo da Uninter no último dia 6. Segundo a professora, graças à internet e o fortalecimento do marketing digital, a forma de se fazer assessoria de imprensa mudou completamente. “Até 5 anos atrás, o modelo de fazer assessoria era outro”, disse Daniela.

A palestra foi direciona aos estudantes que estão cursando a Unidade Temática de Aprendizagem “Negócios”, que entre as disciplinas contempla Assessoria de Imprensa, matéria lecionada pela professora Daniela. “No dia a dia em sala de aula, a gente costuma trazer exemplos da prática, mas esse bate papo, essa troca é também muito importante para a aprendizagem”, completa a professora.

Os palestrantes convidados foram os jornalistas Bianca Smolarek e Abraão Benício, ambos empresários que trabalharam no modelo tradicional de assessoria e tiveram de se adaptar, criando novos modelos de negócio para atender às mudanças. Segundo Bianca, que assessorou o governo federal em Brasília, atendendo os ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, o bom texto, e saber apurar, tendo um bom olhar sobre o que é notícia, continua sendo as básicas e principais habilidades técnicas.

“Técnica de apuração e texto são indispensáveis, não importa em qual segmento de assessoria você vai trabalhar”, diz a jornalista. Já para Abraão Benício, que tem 15 anos de experiência e é especialista em marketing político e coordenou campanhas eleitorais para o Senado, prefeitura de Curitiba e governo do Paraná, essa geração que está chegando tem muita informação, e muita formação diferente do que trabalhou-se no jornalismo tradicional. “Tem as novas mídias, é a era digital”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Letícia Costa - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *