O conhecimento ganha vida quando é compartilhado

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Em uma instituição de ensino, o conhecimento não é apenas um produto a ser vendido. Ele é também uma riqueza que deve ser compartilhada entre os colaboradores para que todos possam crescer profissionalmente, atingindo a excelência. Para isso, é necessário criar oportunidades para troca de experiências que têm como objetivo o aprimoramento das práticas de ensino.

Motivado pelas palestras que assistiu no Congresso Internacional da ABED, em 2018, o professor Antoine Youssef Kamel, da  Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter decidiu pôr em prática o microlearning, técnica focada em conteúdos breves e de rápida absorção. O resultado foi a criação do “Participar Uninter”, um blog para compartilhar experiências.

“Foi essa nova abordagem que me motivou a compartilhar alguns dos conhecimentos da rotina de trabalho, com o intuito de que cada um possa colaborar com um pouquinho do seu dia a dia”, comenta o professor. Com a primeira publicação em outubro de 2018, o blog contava até esta quarta-feira (24) com 24 posts de temas variados, desde organização de grades curriculares, até explicação de metodologias.

Segundo Antoine, o projeto ainda não foi muito divulgado, e a intenção agora é tornar o material mais conhecido. “Com o Participar Uninter, quero que essas dicas estejam disponíveis a mais pessoas, que o site sirva como um repositório de boas práticas: que cada um, que tanto me ajuda e também aos colegas no dia a dia, dedique alguns minutos para publicar o conhecimento que tem”, salientou o professor.

O objetivo é incluir todos os setores da Uninter, pois para o autor do site, cada departamento tem uma metodologia ou prática que pode estimular os colaboradores e alunos para novas práticas. “São tantas coisas, grandes e pequenas, é só compartilhar, porque espaço para isso já existe, e espero que seja útil para as pessoas, especialmente aos colegas da instituição”, afirma Antoine.

Quem tiver interesse em mais informações ou quiser compartilhar conhecimento, basta acessar o blog Participar Uninter e entrar em contato com o professor Antoine Youssef Kamel ([email protected]).

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *