Novo portal reúne alunos e professores na produção de notícias diárias

 

Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo

Como forma de agregar mais conhecimento prático aos alunos de Jornalismo da Uninter, o corpo docente do curso desenvolveu um portal de notícias. O Mediação tem como proposta seguir a linha de uma agência de notícias, com atualizações jornalísticas diárias produzidas pelos estudantes do curso presencial e da educação a distância (EAD). Assim, o novo site conta com informações de diferentes regiões do país, com a supervisão dos professores.

Coordenador do curso de Jornalismo e idealizador do portal, Guilherme Carvalho explica que a proposta do Mediação é divulgar as produções jornalísticas desenvolvidas a partir das disciplinas. Com uma novidade todos os dias, o portal reúne os materiais produzidos nos projetos de extensão e de pesquisa. Além disso, os universitários podem enviar seus trabalhos para publicação, sugerir pautas e solicitar a newsletter para ficar por dentro de cada atualização de conteúdo no site.

Além de dar visibilidade aos trabalhos dos estudantes, o objetivo do portal também é o aperfeiçoamento da aprendizagem e oferecer uma experiência no mercado de trabalho. Pensando no novo modo de fazer jornalismo, Guilherme ressalta a importância desse trabalho para a comunidade. “Uma das atribuições fundamentais de um curso superior é propor novidades e soluções para a sociedade”, comenta.

Guilherme responde pela coordenação geral do Mediação, que tem ainda a participação dos professores Eloisa Beling (coordenadora de equipe), Roberto Nicolato (coordenador de redação), Marcia Boroski e Sionelly Leite (coordenadoras de imagens), Silvia Valim (coordenadora de audiovisual), Gisele Rech (coordenação de mídias sociais) e Mauri König (coordenador de projetos). A equipe é formada ainda pelos estagiários Aliana Machado, Arthur Neves, Kevin Capobianco e Larissa de Oliveira.

Arthur Neves comenta como é interessante os conteúdos divulgados no portal serem de alcance nacional. A experiência é outro ponto destacado pelo estagiário, já que a oportunidade de estar ligado a todos os projetos é muito importante, pois proporciona conhecimento na área. “Sabemos que o mercado de trabalho exige profissionais multitarefas. Então, a experiência é bem bacana, porque aprendemos de tudo um pouco”, declara.

O novo portal traz uma convergência de conteúdo em áudio, vídeo, web e para impresso. Ali estão disponíveis o material do radiojornal laboratório Uninter Informa, do jornal impresso Marco Zero, da revista digital Entreverbos, do jornal mural Comunicarte e do blog Revista F. O acesso a todo o conteúdo é aberto a qualquer usuário de internet.

Edição: Sionelly Leite

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *